sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Teologia: A Interface entre Ciência e Religião ou Laroyê Exu!

Aranauan, Saravá, Axé!

A Teologia, segundo propugna a Faculdade de Teologia Umbandista, é a própria interface entre Ciência e Religião. Mas do que teorizar, a Faculdade expressa isto na sua essência ao ser fundada por um sacerdote das Religiões Afro-brasileiras, Pai Rivas. Ilustrando o exposto, gostaríamos de divulgar duas iniciativas.


Em primeiro lugar, citamos o curso de Teologia das Religiões Afro-brasileiras em nível de pós-graduação (lato sensu). O que isto significa? Não bastasse esta inclusão educacional, ao levar bacharéis ao nível de pós-graduação, Pai Rivas e a FTU preocupados com a inclusão total transformaram cada módulo em cursos de extensão universitária. Lembramos que os cursos de extensão universitária não exigem escolaridade, ao contrário da pós-graduação. Por este motivo, sacerdotes, médiuns, adeptos das religiões afro-brasileiras ou não sentam na mesma sala de aula para cursarem a pós da FTU, respeitando as suas condições de discentes da especialização ou extensão, sem exclusão. Nossa primeira turma, classe a qual tenho a satisfação de ser um dos discentes, conta com esta diversidade. Mestres, graduados, graduandos, dirigentes espirituais, umbandistas, livres-pensadores estão convivendo pacificamente dentro da sala de aula usufruindo de excelentes aulas ministradas por nomes de referência da Academia.


Um segundo exemplo advém do terreiro. Trata-se da obra paradigmática "Exu – O Grande Arcano" que este ano chegou à sua quarta edição. Um livro de referência para o meio religioso das Tradições Afro-brasileiras, contendo novos adendos importantes que remetam às várias Escolas de pensamento da nossa religião. Isto sem falar de um tratamento estético sem igual. Quando nos referimos à origem no terreiro, evocamos o fato do Exu ter ditado todo conteúdo ao escriba e o mesmo fora complementado com o conhecimento do sacerdote e médium da entidade, Pai Rivas. Daí sua força e poder. A quem interessar, pode adquirir nas lojas de referência ou pelo email: faculdade@ftu.edu.br


Estes dois exemplos (ciência e religião) que são a base da Teologia discutida pela FTU serão reavivados em pleno mês de outubro, quando será realizado o II Congresso sacerdotal que discutirá doutrina e outras questões relacionadas ao sacerdócio. Mais do que isto, seu ponto alto será o Rito de Exu que reunirá vários pais e mães de santo do Brasil e fora dele.


Lembramos que o convite pode ser acessado nesta página: http://twitpic.com/6i4kmc

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário