sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

MEC, Ensino Superior e as Religiões Afro-brasileiras

Aranauan, Saravá, Axé!

Nesse início de semana foi dada ampla publicidade ao trabalho do Ministério da Educação (MEC) em relação às instituições de ensino superior:

"Foi publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União lista com mais 38 cursos superiores com notas insatisfatórias na última avaliação do MEC (Ministério da Educação). A lista de cursos que estavam em análise complementa o anúncio feito pelo MEC (Ministério da Educação) em 2012 que apontava 207 cursos superiores reprovados. Os cursos, que receberam notas 2 no CPC (Conceito Preliminar do Curso) de 2011, serão punidos com a suspensão de sua autonomia e assim não poderão, por exemplo, criar novas vagas. Cursos com conceitos abaixo de 3 ficam também automaticamente impossibilitados de oferecer o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)". Fonte: UOL Educação

Aos amigos que não estão acostumados com os processos acadêmicos, a nota máxima que curso de uma instituição de ensino superior pode ter é 5. Um curso com nota 2 não terá condições, caso mantenha essa nota após planos de ação da Faculdade em questão, de permanecer aberto. A extensa relação de instituições que ficaram com nota 2, inclusive algumas tradicionais em ensino superior, demonstra o esforço do MEC em alcançar um alto nível de ensino para as várias graduações do Brasil.

Mas o que isso tem a ver com as religiões afro-brasileiras? Desde 2003, muita coisa. A única instituição de ensino superior de confessionalidade afro-brasileira, Faculdade de Teologia Umbandista, também passou pela avaliação do MEC. Pai Rivas informou na quinta em primeira mão, por meio de seu blog, que a FTU conseguiu nota 4 em 5! Pai Rivas lembrou também que a equipe responsável por essa nota é composta integralmente por filhos e filhas espirituais de seu terreiro que trabalharam e trabalham com ele no terreiro até hoje.

Essa nota concretiza o projeto da FTU que é calcado no tripé: ensino de excelência, pesquisa de ponta  e levar a academia para as ruas através do diálogo. Algo dito por Pai Rivas desde 2010 e que mais uma vez se manifestou com a benção do Astral.

Parabéns às Religiões Afro-brasileiras por contribuir com a sociedade civil oferecendo um curso que, pelos padrões do MEC, coloca a FTU entre os melhores cursos de teologia do país!

Quem diria... Essas mesmas religiões tão marginalizadas por alguns poderosos setores da sociedade agora são sinônimo de ensino de qualidade por meio da FTU. E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário