sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A trilogia do Blog Espiritualidade e Ciência

A trilogia de textos apresentados pelo Pai Rivas apresentam uma possibiliadade ímpar de reflexão. Vários são os pontos e longe estou de querer encerrar o assunto. Contudo, gostaria de trabalhar duas perspectivas.

Religiões Afro-brasileiras:
O Babalawô Yapacany apresenta conceitos fundamentais sobre o Ifá e suas concretizações, caso da Lei de Pemba. Apresenta um método oracular legítimo e que está conectado com o que existe de mais primevo na Tradição, refiro-me à escrita privativa dos Babalawôs.

Umbanda Esotérica:
Aos "seguidores" da Umbanda Esotérica, que leram tanto os livros do Vô Matta e quase nada entenderam, tiveram a oportunidade ímpar de ler a transcrição feita pelo Pai Rivas de Macumbas e Candomblés na Umbanda, 
Na ocasião, nosso avô espiritual afirma categoricamente que o Ifá vem da África. Tão simples como foi exposto. Sendo assim, por que o preconceito com as práticas religiosas africanas???
Mais do que isso, W. W. da Matta e Silva funda uma escola de Iniciação em Ifá no método mais antigo e original que se tem registro. A citação de Nina Rodrigues é clara. O povo jeje possuía, de fato, sacerdotes de Fá que utilizavam uma escrita arcaica no jogo oracular.
Também vale registrar que Vô Matta reconhecia dois babalawos. Sendo, Ele, naturalmente um. O outro estava em sua Escola. Um Babalawô vai passar sua Raiz para um Babalorixá, Babalossaim, Babalojé ou Babalawô???? A resposta é fácil e os desdobramentos evidentes... 
Simples assim!

E deixa a gira Girar!



Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário