segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sobre propostas eleitoreiras nas Tradições Afro-brasileiras


Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,


Respeito profundamente a iniciativa de alguns setores da Umbanda ou mesmo irmãos de outros terreiros em conclamar o povo do santo para eleger uma base parlamentar de religiosos das tradições afro-brasileiras em nível estadual e/ou federal visando minimizar os ataques diuturnos que sofremos. Como afirmei inicialmente respeito, porém discordo.


Primeiro porque para de fato fazer a diferença no parlamento federal ou estadual não basta eleger um ou dois deputados. O jogo político leva a formação de blocos com um número razoável de parlamentares,  onde interesses coletivos são submetidos aos interesses partidários e assim, mesmo conseguindo representantes que dizem serem do santo, nada ou quase nada é refletido em bens culturais e sociais para todos nós.


O segundo e, na minha opinião, o mais importante é que esta idéia é incoerente. Criticamos a atitude de alguns grupos de setores religiosos que detém o poder político, econômico e midiático, mas, ao mesmo tempo, é proposto repetir a estratégia deles? Só teremos nossa vez e voz se adotarmos os mesmos estratagemas antiespiritualizantes que tanto contestamos?


Não meus irmãos. Não posso concordar com isto. Além de expressar uma visão etnocêntrica, prefiro caminhar na direção de soluções que podem fazer diferença mesmo sendo as mais difíceis. Como exemplo, constatamos uma verdadeira revolução pacífica social produzida pelos inúmeros terreiros em suas sessões de atendimento público ou nas ações coordenadas de instituições representativas como o CONUB e, principalmente, nas mobilizações amplas fomentadas pela FTU.


Ainda nos exemplos, evoco duas ações mais recentes do Pai Rivas: Blog Espiritualidade e Ciência (http://sacerdotemedico.blogspot.com/) e twitter Rivas Neto (http://twitter.com/rivasneto). Nestas ferramentas sociais refletimos objetivamente, subjetivamente e socialmente como fazer diferente e proporcionar o melhor para todos. Aproxima Ciência e Religião no diálogo em favor do Homem em seus aspectos naturais, sobrenaturais e sociais. É um trabalho estrutural, logo seus frutos são atraumáticos, verdadeiros e constantes.


Sendo assim, para quem visa o poder pelo poder ou o dinheiro como fim em si mesmo não vai se interessar por esta proposta. Que bom, afinal não estamos preocupados em fazer volume, leia-se massa de manobra. Nosso interesse é mobilizar, conscientizar e chamar para o diálogo-ação aqueles que têm como objetivo comum a Espiritualidade e esta, nas palavras de Pai Rivas, quando desperta pelos métodos adequados produzem uma boa Saúde e Sustentabilidade e não é patrimônio exclusivo da Religião. Ou seja, gera a Inclusão Total que soluções eleitoreiras estão longe de alcançar.


E deixa a Gira girar!



Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Um comentário:

  1. João Luiz,

    Concordo plenamente contigo. Quanto ao nosso voto .... deveríamos votar sempre em boas pessoas... a religião que elas representam não deveriam fazer diferença ... e quando a nós Umbandistas, deveríamos seguir trabalhando ... e como sempre fazemos ... sem olhar a quem!!!

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir