quinta-feira, 23 de junho de 2011

Desdobramentos da publicação do Blog Espiritualidade e Ciência

Aranauan, Saravá, Axé!

Acompanhando o twitter do Pai Rivas (http://twitter.com/rivasneto), soubemos da sequência de importantes comentários registrados na última publicação do Blog "Espiritualidade e Ciência" que podem ser acessados por meio deste link: http://sacerdotemedico.blogspot.com/2011/06/religioes-afro-brasileiras-salve-salve.html#comments

O tema é delicado, porém sua formação sacerdotal permitiu uma resposta tranquila, serena, porém não menos objetiva e profunda. Gostaríamos de discutir seu teor com todos os internautas.

Tendo em vista a publicação que mostrou fotos do Culto aos Encantados conduzido pelo Mestre Arhapiagha, o leitor Alexandre parabeniza as mesmas e o trabalho desenvolvido no Blog. Na sequência, comenta um fato que não podemos olvidar. Desde que Pai Rivas começou a demonstrar a diversidade das Religiões Afro-brasileiras de forma teórica e prática na internet, temos observado uma profusão de iniciativas que imitam, ou melhor, tentam imitá-lo. Contudo, continua ele, esta "imitação" não consegue a alcançar o aspecto mediúnico, ou seja, o fundamento propriamente dito. Diante deste cenário, Alexandre pergunta a opinião do autor do Blog.

Como já adiantamos, Pai Rivas responde com clareza. Comenta o fato de muitas pessoas iniciantes optarem por fazer uso deste expediente. Respeita a posição e atitude de todos incondicionalmente. Porém, considerando o trabalho sacerdotal com mais de quatro décadas, tudo que expressa foi obtido dentro do terreiro, ritualizando, vivenciando com os Ancestrais Ilustres e seus Mestres encarnados que O iniciaram. Logo, o fundamento só pode ser aprendido e transmitido por quem possui esta vivência.


Fica claro que expor o rico material de terreiro por uma casa de iniciação conduzida por um Mestre só dignifica as Religiões Afro-brasileiras. Quanto conhecer o fundamento, o "orô", à distância ou deturpar a tradição, podemos ficar tranquilos. Só o sabe quem recebeu Iniciação e na Tradição Oral das Religiões Afro-brasileiras Ela só é possível por meio das mãos cheias de um sacerdote de fato e de direito dentro do terreiro.

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário