quinta-feira, 9 de junho de 2011

A poderosa botica do Curandeiro


Aranauan, Saravá, Axé!
Ontem participei de uma maravilhosa gira de Caboclo e Preto-velho nas dependências da FTU (Faculdade de Teologia Umbandista). Falar sobre o quão feliz me sinto em pisar no terreiro, receber as bênçãos do meu Pai Espiritual e destes Ancestrais Ilustres seria igualmente maravilhoso, mas gostaria de comentar sobre algo que me pegou de surpresa, em sentido positivo.
Refiro-me à "botica" do curandeiro! Nome carinhoso dado pelo Pai Rivas agora há pouco em seu twitter (http://twitter.com/rivasneto) e que expressa a diversidade de ervas utilizadas nas Religiões Afro-brasileiras para cura em aspectos naturais, sobrenaturais e sociais. Mais do que isto, pude ter o prazer de conversar com Pai Rivas sobre o tema e ouvi ideias profundas que compartilharei com todos.
Pai Rivas disponibilizou na tenda em frente ao santuário da faculdade 256 ervas que possuem poderosas propriedades medicinais e sacerdotais de cura. Afirmamos medicinais, pois o próprio Pai Rivas lembra que a fitoterapia é um ramo acadêmico que se especializou na utilização das ervas para fins terapêuticos.
Aprofundando a conversa, Pai Rivas nos explica que associou estas 256 ervas com os Orixás e que elas, por serem o próprio axé vegetal, permitem a Cura Universal, na justa medida que o liga a si e ao seu Orixá, ao seu Olori. Claro que este Axé só possui este poder quando bem trabalhado no indivíduo, tanto no seu Ori como no Bará, por um sacerdote ou curandeiro que conhece o fundamento.
Esta Cura Universal é possível, pois esta visão sacerdotal de Pai Rivas encara a medicina oficial e a terapia das Religiões Afro-brasileiras como complementares, tratando o ser humano como uma unidade biopsicossocial que precisa manter sua saúde nos quatro espaços fundamentais: espiritual, amoroso, físico e material.
Cada dia que piso no terreiro e me atento ao exemplo vivo que é meu Pai, percebo a importância de assumirmos nosso estilo de vida, o estilo de vida do santo. Temos uma visão não convencional do mundo e ela permite pensar, entre outras coisas, a saúde como algo integral. Dos aspectos mais abstratos aos concretos sem solução de continuidade.
Voltando a botica, ao final do rito elas já estavam esgotadas. Contudo, certamente no próximo rito chegarei mais cedo para ter acesso às ervas cultivadas e despertadas espiritualmente por meios sacerdotais, uma verdadeira expressão da cura universal em síntese.

Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário