sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Diálogo intrarreligoso nas Religiões Afro-americanas: Pioneirismo da Teologia propugnada pela FTU

Aranauan, Saravá, Axé!

Nos últimos dias divulgamos com felicidade o Blog http://religiaoediversidade.blogspot.com/ e a produção sacerdotal de Pai Rivas, Babalorixá Tenuta e outros pais e mães de santo que se manifestaram e se manifestarão no Blog, principalmente no "Fórum internacional permanente sobre diversidade nas religiões afro-brasileiras/afro-americanas".Diante disto, pediria licença aos nossos amigos internautas para aplicar o senso crítico tão afeto à linguagem acadêmica.

Estas iniciativas sob a responsabilidade de todas as sacerdotisas e sacerdotes que participaram das edições anteriores e participarão do III Congresso Internacional de Sacerdotisas e Sacerdotes das Religiões Afro-americanas são maravilhosas e não podemos olvidar o papel que a FTU ocupa neste processo.

A FTU preconiza e exercita em suas dependências constantemente uma aproximação entre o saber religioso (sacerdotal) e acadêmico (científico) visando a convivência e convergência destas áreas da gnose humana que por mais que sejam diferentes, possuem na fonte de produção (ser humano) o ponto comum.

O corpo epistemológico discutido para a Teologia lecionada na faculdade é calcado na Tradição Oral e na transmissão desta tradição, logo o sacerdote ocupa função central. Nada mais justo que a FTU estimule vários destes encontros sacerdotais, para que seja real e factível a teologia pensada por seus idealizadores.

Neste sentido, surgiram inúmeros encontros sacerdotais dentro das dependências da FTU, dando destaque aos ritos de Exu que ocorrem desde sua fundação. Estes ritos e mais recentemente os Congressos Sacerdotais expressam o maior encontro das Religiões Afro-americanas (em aspectos qualitativos e quantitativos) da nossa recente história.

Exercitar o diálogo em vários níveis é mote e práxis da faculdade. Estas reuniões anuais, com destaque para o Congresso de Sacerdotisas e Sacerdotes e Rito de Exu, expressam o diálogo intrarreligioso em plenitude. Lembrando que as Religiões Afro-brasileiras são a própria diversidade, realizar um congresso com mais de 80 lideranças das mais variadas Escolas é significativo. Diálogo intrarreligioso, uma realidade vivenciada na FTU! 


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário