sábado, 3 de dezembro de 2011

Reflexões sobre vídeo publicado pelo Mestre


Aranauan, Saravá, Axé!
No último dia 28 de novembro foi ao ar pelo Blog Espiritualidade e Ciência um vídeo chamado Religiões Afro-brasileiras - cura e auto cura. Disponível em http://sacerdotemedico.blogspot.com/2011/11/seminario-cura-e-auto-cura-nas.html
Neste vídeo, Pai Rivas – desde dentro do seu consultório médico – expressa aquilo que propugna para a Teologia, ou seja, ser a interface entre Ciência e Religião. Afinal, quem trata os pacientes é um Médico-Sacerdote, Sacerdote-Médico que faz uso dos conhecimentos da Medicina Oficial Acadêmica e Medicina das Religiões Afro-brasileiras em convergência para atingir o objetivo central deste nobre ofício: a Saúde em aspectos biopscicossociais.
Esta abordagem é bem interessante. Não me refiro tanto ao conteúdo médico, pois no senso comum, na opinião pública, tem-se que este é um saber legítimo e verdadeiro. Refiro-me especialmente ao conteúdo sacerdotal das Religiões Afro-brasileiras. Este último saber, pelo contrário, historicamente foi e é muito preconceituado por atuar em níveis profundos do Inconsciente fazendo uso da manifestação da Ancestralidade no Mestre-Raiz de cada linhagem.
Além deste preconceito histórico oriundo de diversos setores da sociedade, não podemos olvidar o estímulo feito por alguns que se dizem das Religiões Afro-brasileiras e que fazem uso de modelos comerciais de negócio seja em estabelecimentos físicos ou redes sociais para transformar a iniciação em produto de escambo ou mesmo abrir fundamentos que são sábia e eticamente guardados para o sacerdote passar aos seus filhos espirituais no momento e situação de real necessidade.
Não podemos deixar de comentar esta questão endógena do povo do santo. Fazemos uso de redes sociais e observamos a proliferação de iniciativas esdrúxulas, achando que fundamento é algo que cabe em uma caixa registradora ou livro contábil. Interessante que este material ofertado gratuitamente pelo Pai Rivas enseja uma conscientização e consequente mudança de status quo.
Falo isto por experiência própria. Colegas da Academia e do meio profissional que eram extremamente preconceituosos com as nossas coisas sagradas, mudaram seu ponto de vista ao tomar contato com o Blog, o canal do Youtube e o Twitter do Pai Rivas. Isto se deve ao fato de meu Pai Espiritual levar um conteúdo de referência ao grande público via rede mundial de computadores decodificando e traduzindo a linguagem simbólica do terreiro para questões que atingem a todos indistintamente.
Vide o exemplo dos 4 fatores determinantes para a felicidade perene: Espiritualidade, Saúde física, Relacionamentos afetivos bem resolvidos e Prosperidade material. Tudo isto, com respeito à Tradição e sem deixar de guardar para o templo aquilo que é restrito a quem optou pela vida iniciática, processo de ampla utilização por todas as Religiões Afro-brasileiras independentemente da sua maior ou menor influência ameríndia, indo-européia ou mesmo africana.
Sendo assim, acompanhamos a opinião já lida em redes sociais que devemos ter todo o cuidado com estas tentativas de banalizar o fundamento na internet. Mais do que criticarmos, é importante também mostrarmos formas sérias de conscientizar e estimular ao curioso conhecer no terreiro um pai ou mãe espiritual sério que possibilite penetrar plenamente o Sagrado. Tenho plena convicção que iniciativas como estas do Pai Rivas, facilitam este processo. Como somos uma religião de coletividades feitas por elas próprias, torcemos para que mais iniciativas surjam e juntos venhamos a fortalecer a identidade real do povo do santo: unidade na diversidade, Espiritualidade como possibilidade de realização plena e felicidade aqui e agora, hoje e sempre!
E deixa a Gira girar!
Yabauara

Nenhum comentário:

Postar um comentário