terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A função da mulher das Religiões Afro-brasileiras para fomentar o respeito pela diversidade

Aranauan, Saravá, Axé!


Estamos divulgando com certa frequência as produções inéditas do Blog "Congresso de Sacerdotisas e Sacerdotes das Religiões Afro-americanas" e é importante entender de onde surgiu essa ideia. Dentro de um rito de Exu nas dependências da primeira e única faculdade de Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras – a FTU!


A fala da teóloga e sacerdotisa Yamaracyê (Mãe Maria Elise Rivas) que inaugurou o II Congresso Sacerdotal é bem interessante (disponível em: http://religiaoediversidade.blogspot.com/2011/12/dialogo-pela-diversidade-sacerdotisa.html), pois explica de forma simples, objetiva e igualmente profunda as duas etapas importantes para que tudo isto no blog fosse possível.


Primeiro a sacerdotisa falou da FTU. Uma proposta acadêmica inédita oriunda do terreiro que primou pela construção do saber teologal a partir do diálogo entre Ciência e Religião e fora formalizada no Ministério de Educação como faculdade de graduação legítima. A segunda etapa trata do próprio Congresso que reuniu lideranças de todos os pontos do país e fora dele para confraternizar a diversidade das Escolas existentes dentro do nosso movimento religioso.

 

Aliás, a própria pessoa da Sacerdotisa Yamaracyê expressa isto, na justa medida em que é consagrada mãe de santo por Pai Rivas e acadêmica em pleno processo de desenvolvimento. Afirmamos isto, pois – além de teóloga formada na primeira turma da FTU – é pesquisadora do programa de Mestrado em Ciências da Religião da PUC-SP.


Diante de tantas questões espirituais, culturais e sociais, fazer tudo isto na condição de mulher adepta das Religiões Afro-brasileiras/Americanas não é fácil. Nosso Paó para todas as mães e filhas espirituais das Tradições Orais que são tão bem representadas no exemplo aqui citado da Sacerdotisa Yamaracyê.


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário