segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Compreendendo os conceitos

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

Hoje recebemos a 89ª publicação do Blog Espiritualidade e Ciência! O texto "Excertos Históricos – Escolas Umbandistas" disponível em
http://sacerdotemedico.blogspot.com/ nos leva a profundas reflexões.

Tanto isto é verdade que recebemos constantemente elogios para serem levados ao Pai Rivas sobre o trabalho apresentado tanto em teoria como na prática aproximando os adeptos das religiões afro-brasileiras por um espírito de paz.

Todos sabem que Pai Rivas não está interessado nisto, prefere que os louros fiquem com o Astral e que nos mobilizemos sempre pela coletividade. Mas não posso deixar de concordar com quem elogia. De fato, é um trabalho maravilhoso que nos deixa "encantados".

Uma expressão disto é o conceito de Escolas. Pai Rivas afirma no vídeo que acompanha a publicação sobre sua gênese. Ele não se coloca como revelador do conceito. Afirma que o Astral sempre apresenta as ideias para a coletividade e cabe aos que se interessam pesquisar e aprofundar os conceitos.

Faz todo o sentido, afinal – como aprendi com o próprio Pai Rivas – todos os conceitos estão no Universo. Basta ir lá e pegar. Aliás, é isto que os cientistas fazem. Observam, pesquisam e apresentam para a comunidade o que conseguiram compreender do que está aí, aos nossos "olhos".

Agora, não podemos negar que o difícil é ter este insight. A questão principal é captar, refletir e traduzir em uma linguagem simples a complexidade que é a vida em seus vários planos. É isto que fez Pai Rivas. Compreendeu o fenômeno e o fundamentou.

Vejamos o caso das Escolas. Não é difícil deduzir que existem conceitos próximos em outras religiões. Peguemos o exemplo do Catolicismo. Temos a Ordem Franciscana, a Ordem Beneditina, os Maristas... Porém não podemos dizer que são idênticos. Refletindo bem sobre o exposto, é fácil perceber isto.

No entanto, não podemos olvidar a possibilidade que este conceito de Escolas permite para alcançar a paz intra-religiosa e o que ela já promoveu nas Religiões Afro-brasileiras, principalmente, no início deste século. Os Congressos e mais recentemente o rito de Exu com a maior representação de Escolas na história do santo estão aí!

Por isto tudo agradeço ao Pai Rivas pelas ideias entregues à sociedade civil e que são vivenciadas diuturnamente, seja no terreiro, seja no consultório, seja na faculdade, seja em todos os momentos pelos quais tenho a felicidade de conversar e aprender com o senhor.



Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário