Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,
Ontem falamos sobre o III Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI e que, no decorrer da semana, apresentaríamos notícias relevantes anunciadas durante o evento. Antes, porém, precisamos reforçar um fato. Na primeira década do século XXI a Umbanda e as Religiões Afro-brasileiras vivenciaram três congressos de amplitude e importância. Só para ficarmos como uma referência, no século passado aconteceram três congressos. Longe estamos de comparar, apenas constatar como era difícil no passado reunir o nosso povo do santo para discutir temas comuns e hoje com o advento da FTU tudo isto mudou. Que bom! Somos pela diversidade e a mudança é a sua maior característica. Com o conceito de Escolas e a releitura de umbandização, o diálogo em vários níveis é uma realidade.
Vamos às notícias alvissareiras. É com muita alegria que divulgamos o lançamento do livro "Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras", autoria de F. Rivas Neto (Pai Rivas). Depois de alguns anos sem publicar livros, Pai Rivas lança neste livro textos inéditos com gráficos e diagramas ilustrados, buscando mostrar a complexidade da teologia das Religiões Afro-brasileiras sem perder a simplicidade que nossos Ancestrais Ilustres expressam no terreiro. Tudo isto por meio do diálogo direto entre Espiritualidade e Ciência. Aliás, o livro nos mostra como a segunda pode ser um método eficaz para alcançar a primeira sem menosprezar outras formas.
Sendo assim, tanto religiosos quanto acadêmicos possuem bons motivos para ler este livro. Para falar um pouco mais do seu conteúdo, gostaríamos de evocar o texto da contra-capa:
É possível uma conciliação entre Espiritualidade e Ciência? Para responder esta importante pergunta, a FTU Editora apresenta o livro "Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras" composto por textos selecionados. O autor destes textos é F. Rivas Neto (Pai Rivas), sacerdote das religiões Afro-brasileiras e médico. Ao entrar em contato com os mesmos, o leitor compreenderá a existência de um processo pacífico que busca estabelecer pontes de diálogo entre Ciência, Filosofia, Arte e Religião pressupondo a Espiritualidade como o ponto comum. Esta relação discursiva visa (re)estabelecer a harmonia, estabilidade e equilíbrio do cidadão planetário. Nas palavras do próprio Pai Rivas: Terapia do Diálogo ou Diálogo com Terapia.
Uma vez estabelecida estas pontes, o autor desenvolve as bases da Medicina das Religiões Afro-brasileiras que recebem toda a contribuição da medicina acadêmica oficial, mas não nega a realidade do Espírito fazendo uso da sabedoria ancestral para curar nos ângulos individual, coletivo e espiritual considerando a interdependência entre Espiritualidade, Saúde e Sustentabilidade. O livro também apresenta elementos essenciais da cosmovisão das religiões Afro-brasileiras considerando seus aspectos acadêmicos (teologia) e devocionais (religião) que permitem concluir que a "Espiritualidade é inerente a todo ser humano, independente de ser ou não religioso".
Diante do texto, os irmãos já devem ter percebido a outra novidade. É com igual satisfação que divulgamos a editora da Faculdade de Teologia Umbandista: "FTU EDITORA". Com esta iniciativa a faculdade consegue concretizar mais um espaço de diálogo com a sociedade civil, consubstanciada em uma editora acadêmica. Desta forma, a faculdade novamente retira o povo do santo de uma periferia espiritual, cultural e social por meio de um processo saudável de inclusão total na educação.
Quem quiser adquirir o livro, basta entrar em contato com a secretaria da FTU por meio deste sítio eletrônico: http://www.ftu.edu.br/ftu/contato-cols1-colw1250-fale-com-a-secretaria.html
Aguardem... Mais novidades virão!
Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário