segunda-feira, 8 de abril de 2013

Discutindo (e Vivenciando) a iniciação...

Aranauan, Saravá, Axé!

 A Iniciação de uma maneira geral é conhecer todas as coisas, inclusive a si mesmo. Com estas palavras, Pai Rivas mostra a universalidade da Iniciação em praticamente todas as religiões existentes. Ao mesmo tempo, seu vídeo enseja a compreensão de alguns pontos importantes da Iniciação dentro de sua Raiz. Algo que nos enche de alegria. Didaticamente o vídeo aponta três estágios na senda iniciática: aceitação, conscientização e aprendizado vivenciado. Todas as fases são igualmente importantes, mas gostaria de dar maior ênfase na primeira: a aceitação.

 Todos, sem exceção, que buscam o Mestre, assim procederam porque quiseram. "Algo" em sua (in)consciência mostrava a certeza daquela busca. Este algo tem nome: Astral. O Astral sempre nos apóia nas decisões importantes da vida e encontrar um caminho espiritual na Terra talvez seja a mais importante escola que nós fazemos. Certamente as entidades não se afastam ao realizarmos a nossa escolha, pelo contrário, se aproximam.

 Alguns poderiam nos perguntar onde ficaria o "livre-arbítrio" ao sermos estimulados pelo Astral a buscar um Mestre. Lembramos que a escolha sempre é nossa. Claro que ao realizarmos algo bom para nós, os Guias vão nos apoiar sempre. Da mesma forma, é difícil imaginar uma entidade do Astral Superior estimulando alguém a ir contra um irmão, trair sua ancestralidade, muito menos cometer erros do tipo roubo ou furto. Não é mesmo?

 Resumindo, quando a situação é favorável para nós e a coletividade, o apoio do Astral Superior é constante. Quando é para prejudicar a si ou ao próximo, na impossibilidade de influenciar a mudança de postura, o Astral Superior se afasta. E aí quem se aproxima? ...

 Ainda na fase de aceitação, lembro-me de quando residia no Rio de Janeiro, com poucas condições financeiras, ia ao encontro do Mestre em São Paulo na certeza de que tinha finalmente encontrado o meu lugar. Lembro-me da ajuda, obviamente além de Pai Rivas, do Aramaty, Aratyara, Yaranacy, seja com a conscientização ao mundo novo que se descortinava diante de meus olhos espirituais, seja a guarida e carinho de verdadeiros irmãos que somos.

 O contato com o Mestre dentro e fora do terreiro, os ensinamentos que, mais do que ditos, eram transmitidos pelo exemplo... Anos de terreiro e quantas características positivas descobri em mim mesmo! Em número maior, quantos defeitos vieram à tona e hoje, se não estão plenamente sanados, possuo exata consciência deles. Mais do que isso, no dia-a-dia da iniciação consigo enfrentá-los com força, fé e luz que o Mestre e o Astral nos estendem sempre.

 Esse vídeo de Pai Rivas é um verdadeiro manifesto da Iniciação de uma legítima Escola Afro-brasileira. Como seu discípulo, permito-me afirmar que sou signatário do mesmo. Não só pela evidente beleza das palavras ditas, das histórias contadas, mas – principalmente - pela força do exemplo que o Senhor nos oferta diuturnamente. Feliz por ter um Mestre, por ter dado minha cabeça ao Sábio, seu filho pede a benção! Axé Babá Mi!

Aranauan, 
Yabauara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário