sexta-feira, 26 de abril de 2013

Umbanda "xérox" - Ela existe...

Aranauan, Saravá, Axé,

Nosso irmão de santé Ygbere (Pai Olavo Solera) apresenta mais uma vez os fatos tão claros como são: Roubo Iniciático. Um indivíduo, por falta de contato com a sua Ancestralidade – motivado pela traição à Raiz , não sabe o que transmitir aos seus seguidores. Na falta de conteúdo copia sinais que foram dados pelo Mestre Arhapiagha ao seu filho de santo Ygbere. E aí, como fica? Fala tanto de Lei de Pemba e não consegue fazer algo diferente do que reprodução barata. Cópia e cola mal feita. Pior, ludibriar os outros que acreditam em suas ideias?

Quanto aos últimos, ou seja, os que seguem, devemos frisar que fazem porque querem. Além das afinidades que são sempre óbvias, afinal é impossível ficar ao lado de quem não compactua de certo conjunto de valores (ou falta deles)!, lembramos que uma casa de Iniciação só oferece duas coisas: trabalho  e acesso às verdades espirituais. Normalmente este binômio gera muito esforço na mudança interior e no relacionamento com o próximo. Tanto o Mestre como as Entidades que trabalham com Ele e consigo reforçam a necessidade de superar seus defeitos e estimular suas virtudes. Não é fácil, aliás, muito difícil. Porém, libertador.

Diante de constantes enfrentamentos consigo mesmo, fruto do caminho iniciático que escolhemos por dentro das religiões afro-brasileiras, algumas pessoas não aguentam a verdade. Logo vem as raposas velhas, malacos mesmo, que sondam esse ou aquele. Falam que seu Mestre, que era uma grande referência para você até então, não é mais o mesmo. Suas entidades já não incorporam mais da mesma forma (quando não estão bêbadas – sic)... E você é uma  pessoa maravilhosa. Grande iniciado. Teve inúmeras vidas de vitórias e agora retorna para a Terra. Precisa ter o que é seu de direito. "Iniciação" fácil, o que não existe.

Percebem a conversinha boba que caem?

Trocam a lógica da Iniciação pelo Ego. Por que enfrentar os problemas reais que possuem? Porque labutar diuturnamente em favor do coletivo para, naturalmente, melhorar seu Eu interior? Não, é mais fácil a conversa fácil do desenraizado. A pemba que não vem de cima para baixo, mas de uma foto ou internet para o congá é mais fácil. Os convertidos, tão traidores quanto o líder, vão ganhar rapidamente nome iniciático (iniciático de que? De qual Raiz?), pemba disso, pemba daquilo. Será exaltado. Pronto, o Ego venceu você desenraizado. Pode bater cabeça para o baixo mundo. Eles são seus Mestres agora...

Ps: Ouvi uma vez alguém falar de Umbanda "Xérox", aquela que só copia e cola mal e porcamente o trabalho de sacerdotes sérios. Pelo visto essa modalidade de umbanda ganha prosélitos a cada dia... Quem diria, hein? Criticava tanto e agora faz pior...


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário