quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A História das Religiões Afro-brasileiras é construída dentro dos Terreiros

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

 

No último texto que escrevemos em nosso blog e nos fóruns de discussão comentamos sobre os ilustres sacerdotes que fazem aquilo que vivem e são. Gostaríamos de refletir um pouco mais sobre este processo.

 

Pai Rivas tem registrado em seu blog "Espiritualidade e Ciência", (http://sacerdotemedico.blogspot.com/) – criado neste ano, vários momentos importantes da sua trajetória como Sacerdote-Médico forjado dentro do terreiro ao longo de várias décadas. Os fatos expostos se relacionam, se imbricam, convergem na própria História da Umbanda construída por todas as suas Escolas sem privilégios e sem imposições de visões deturpadas e engessadas de seitas.

 

Aliás, estes processos históricos com apresentação de documentos, entrevistas e outros elementos vêm sendo disponibilizados ao longo de suas obras, principalmente nos prefácios e pósfacios. Isto sem falar nas vídeo-aulas e pronunciamentos gratuitos ofertados gratuitamente no sítio eletrônico da Faculdade de Teologia Umbandista (www.ftu.edu.br). Chamo atenção para o 41º pronunciamento intitulada: "Vivenciando a Umbanda de sempre: Umbanda Iniciática, a Escola de Síntese e fatos atuais"; onde Pai Rivas apresenta documentos significativos sobre o nosso Vô de santé, W. W. da Matta e Silva, sobre a transmissão da Raiz de Guiné e outros assuntos relevantes. Vale a pena conferir.

 

Dentro do acervo da OICD (Ordem Iniciática do Cruzeiro Divivno) existe também fotos, áudios e vídeos que registraram vários ritos e eventos que ocorreram em suas dependências. Porém o que mais nos chama atenção é o que vamos divulgar agora. A OICD possui ata de todas as suas giras. Giras que atravessaram a década de 70, 80, 90 e chegaram à primeira década do século XXI. Nestas atas estão relatados os médiuns que participaram do respectivo rito, as entidades que trabalharam, momentos importantes do desenvolvimento dos trabalhos... Enfim, um verdadeiro histórico de todos os médiuns que estão ou que passaram pelas mãos do nosso pai espiritual.

Estes registros estão disponíveis para consulta pública e, principalmente, para os irmãos pesquisadores que se interessam pelas histórias reais da nossa Banda que foram gravadas pelos olhos de trabalhadores das tradições Afro-brasileiras dentro do terreiro e não por estórias inventadas da cabeça de indivíduos que, desconhecedores da força da tradição oral, acharam que meia dúzia de palavras publicadas em um livro podem olvidar aquilo que foi firmado pelo Astral.

 

A OICD, assim como toda casa séria das religiões Afro-brasileiras, não olvida seu passado. Pelo contrário, tem enorme satisfação em apresentá-lo para a comunidade religiosa e para a sociedade civil como um todo; pois foi construído pelo trabalho individual, coletivo e espiritual. Individual de um Sacerdote-Raiz com Ordens e Direitos de trabalho e que nunca negou ou traiu seus Mestres e Ancestrais. Coletivo, pois seus filhos espirituais que o seguem até os dias de hoje continuam participando ativamente deste processo. Tudo isto sob os auspícios do Espiritual.

 

E deixa a Gira girar!

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário