segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rito de Exu - A Magia Viva nas Religiões Afro-brasileiras

Aranauan, Saravá, Axé meus irmãos planetários,

Nesta última sexta-feira eu e irmãos de santé do Rio de Janeiro fomos para São Paulo participar do rito de Exu realizado nas dependências da FTU, conduzido pelo Pai Rivas. Como tradicionalmente acontece, centenas de pessoas lotaram as dependências do templo e vários sacerdotes e sacerdotisas participaram do rito.

Pai Rivas em sua prédica demonstrava muita alegria pela reunião de vários irmãos planetários dos dois lados da vida. Pai Rivas, em sua prédica, lembrou o poder que as Religiões Afro-brasileiras possuem para neutralizar as doenças que basicamente são de 4 tipos: falta de espiritualidade, falta de saúde, falta de prosperidade e falta de amor.

Em um clima fraterno iniciamos os trabalhos espirituais louvando os Orixás. Cantamos para o Caboclo Urubatão da Guia e com Ele em terra fomos abençoados com vibrações de luz e força para todos. Mais uma vez aprendemos com o exemplo do Caboclo o que é pensar e agir para o coletivo. Afinal, escutamos do próprio Caboclo Urubatão que a única coisa que deixa-O triste é quando um filho de fé sai do seu caminho. Ou seja, quando um Espírito se perde, rompe a conexão com o seu Orixá se desajustando na busca pela Espiritualidade vivente em seu próprio Ser.

Na gira do Caboclo em frente à pemba firmada por Ele, vimos em Sua desincorporação a volta no Mundo e nesta dinâmica o terreiro já estava sendo preparado para a Gira de Exu. Após os cânticos de evocação, alguns muito especiais só evocados por um Mestre de fato e de direito de uma verdadeira Raiz, chegou ao reino o Exu Sr. ... E que chegada!

Assim como Exu que transita pelos 4 espaços do mundo, o Sr. ... movimentou-se por todos os ambientes da FTU. Em sua tronqueira firmou sua Gira. E Nela encontramos o verdadeiro poder e magia. Dos símbolos mais abstratos aos elementos mais concretos Exu desconstruiu a hipocrisia, a personalismo e deu caminho aos que tentam manter a miséria espiritual no mundo com suas palavras firmes e diretas, potencializadas por seus instrumentos de força hídricos, eólicos, telúricos e principalmente ígneos...

De frente para a comunidade presente explicou os processos mais profundos e abrangentes do Inconsciente de forma simples, sem rodeios. Transgrediu a moral e os costumes extemporâneos, colocando no lugar a Liberdade e Força de Vontade para transformamos o nosso planeta em lugar mais justo para todos.

Ao final da Gira, ao lado da Cruz de Oxalá e do Congá do Sr. Urubatão da Guia estimulou-nos à Felicidade louvando os Orixás com poderosos Orikis. Neste instante ao cruzar meu olhar com o do Exu Sr. ... minha mente foi conduzida a enxergar um pouco do véu levantado por Ele. Nesta rápida, porém profunda experiência, percebemos como a função de Exu é pela Inclusão Total, aniquiladora de iniqüidades e, por isso mesmo, perseguido (quando não demonizado) por vários setores das elites.

Vide o exemplo da mídia quando escolhem a dedo pseudos representantes do santo que têm o disparate de afirmar que o crescimento da nossa religião se dá nos setores mais abastados em detrimento dos outros, justamente a parcela que menos quer as mudanças fomentadas por Exu. Ou quando os seus próprios jornalistas nos comparam com versão de softwares, insinuando uma espécie de "evolução" considerando toda a nossa Tradição como algo ultrapassado, até mesmo ruim para a sociedade. Para estes, lembramos o incansável trabalho do Exu Sr. ... que firmou sua Gira sobre vela, reza, marafo, pemba e muita magia... QUE MAGIA!!!

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Um comentário: