sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Manifesto "A conscientização política dos umbandistas e dos cidadãos brasileiros"

Manifesto "A conscientização política dos umbandistas e dos cidadãos brasileiros
Por Pai Rivas
Aos irmãos planetários,
À Sociedade Civil como um todo,
Aos irmãos das Religiões Afro-brasileiras,



Por meio deste manifesto gostaríamos de promover uma ampla mobilização da sociedade civil para o seguinte tema: A conscientização política dos umbandistas e dos cidadãos brasileiros.

A Faculdade de Teologia Umbandista (FTU), primeira e única faculdade de teologia afro-brasileira autorizada e credenciada pelo MEC (Ministério da Educação) pela portaria 3864 de 18 de dezembro de 2003, fundada por nós e na qual somos reitor, além de sacerdote das religiões Afro-brasileiras há mais de quatro décadas, propugna que a sociedade possui 5 eixos básicos e fundamentais: Espiritual, Cultural, Social, Político e Econômico.

Acontece que atualmente estes eixos não se relacionam de forma harmônica como deveriam. Em vez de seguir o fluxo natural que vai do Espiritual até o Econômico, sendo o último a máxima concretude do primeiro, constatamos que o poder econômico domina o político, que por sua vez determina o social. Este último fragiliza o cultural no qual simplesmente se descarta os aspectos espirituais (independente das religiões).

Neste contexto, a FTU após um longo processo de pesquisa acadêmica, de captação dos anseios populares e, principalmente, sensibilização aos valores vaticinados pelo templo-terreiro em sua grande diversidade de Escolas, inaugura um processo amplo e profundo de mudanças estruturais que visa por meio do diálogo conscientizar a sociedade civil da importância de compreendermos e exercitarmos valores pacíficos, que aproximam as diferenças pelas semelhanças neutralizando as desigualdades.

Este processo dialógico dar-se-á pela discussão de cada eixo da sociedade a começar pelo político. Além do desafio do processo eleitoral deste ano onde escolheremos nossos governadores estaduais, deputados estaduais e federais, senadores e o próximo presidente da República, todos nós devemos nos preocupar com o futuro político do nosso país, desde políticas de bairro até políticas entre comunidades internacionais visando o melhor para todos os cidadãos planetários.

A proposta de conscientização política dos umbandistas e dos cidadãos brasileiros será desenvolvida neste documento em três momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário