quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ângulos de interpretação: caminhando pelo diálogo!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

A unidade umbandista manifestada na diversidade ritualística. É com este texto que Pai Rivas entrega à comunidade a 82ª publicação. Publicação esta que apresenta também o vídeo FTU-Faculdade de Teologia Umbandista, promovendo a diversidade de cultos na Umbanda.

Nesta publicação recebemos profundas demonstrações de respeito às diferenças, diálogo como terapia, enfim meios reais de alcançar a tão propalada paz mundial. Pai Rivas apresenta os 7 ritos – Toque da Jurema, Umbanda Traçada, Umbanda Mista, Kimbanda, Umbanda Esotérica, Fundamentos Cósmicos do Tríplice Caminho, Fundamentos do Ombhandahum. Estes ritos são expressões inequívocas da possibilidade de aproximação das várias Escolas Afro-brasileiras.

Cada Escola representa um ângulo de interpretação do Sagrado. Pai Rivas utiliza mais frequentemente a expressão "ângulo de interpretação" do que "níveis conscienciais", pois o segundo poderia remeter a uma idéia de hierarquia. Algo como Escolas "mais" adiantas do que outras. Não, sinceramente não é esta a idéia. Já o conceito de ângulo, remete a algo horizontal. Ou seja, as Escolas estão em "posições" diferentes; mas todas em direção ao mesmo ponto: o Sagrado, o ponto de convergência.

Pai Rivas em suas vídeo-aulas utiliza um exemplo muito interessante. Imaginemos 4 pessoas observando o carro de diferentes posições. O primeiro observador olhando para a traseira, outro para o lado direito, um terceiro para o lado esquerdo e, finalmente o quarto observando a frente do carro. Todos estão olhando para o mesmo objeto, o carro porém cada um está observando um aspecto do mesmo. Analogamente o Sagrado é o mesmo para todas as Escolas, porém cada uma possui uma forma específica de percebê-Lo e alcançá-Lo.

Esperamos que a idéia de "ângulos de interpretação" tenha ficado bem claro para discutirmos nos fóruns. São estas idéias que o Pai Rivas apresenta nas Religiões Afro-brasileiras que nos dão esperança de concretizarmos dias melhores para o nosso planeta, uma sociedade mais justa e igualitária com respeito às diferenças.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário