terça-feira, 12 de outubro de 2010

Re: [ftu-teologia1], O terreiro do mundo...

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

Em tempo. Evocamos as palavras do senhor Reinaldo Leite para mostrar como é possível conviver pacificamente com as diversas denominações religiosas. O diálogo inter-religioso é viável e neste exemplo dado entre umbandistas e espíritas ("kardecistas") aumenta nossa convicção sobre o assunto.

Afinal, foi o próprio Reinaldo Leite que afirmou que o Espiritismo possui um Francisco Cândido Xavier e a Umbanda possui um Francisco Rivas Neto. Ambos alvos de falácias, mas igualmente fimes e serenos na tarefa assumida com o Astral.

É de se pensar...

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


Em 11 de outubro de 2010 18:56, Yabauara <yabauara@gmail.com> escreveu:

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários!


Nesta segunda-feira recebemos mais uma publicação do Blog Espiritualidade e Ciência. Nada mais nada menos que a 81ª!!! O tema não poderia ser melhor: "Fato Histórico - Transmissão do Comando da Raiz de Pai Guiné" disponível em: http://sacerdotemedico.blogspot.com/

 

Tanto no texto como no vídeo aprendemos um pouco mais sobre a história da Umbanda e, uma vez nela, da Escola Esotérica. Como foram os momentos que antecederam o rito de transmissão da Raiz de Pai Guiné, a presença do Astral em todos estes instantes. Não é por menos que uma das obras construídas durante este período e publicada em 1989 foi "Umbanda – A Proto Síntese Cósmica". Autoria espiritual do Caboclo 7 Espadas, psicografado por Pai Rivas – Mestre Arhapiagha.

Gostaríamos de ilustrar os comentários sobre esta obra feitos por dois irmãos bem conhecidos no meio espiritualista. O primeiro é Reinaldo Leite, advogado, escritor renomado, orador espírita internacionalmente conhecido, membro do Núcleo Assistencial Espírita Paz e Amor em Jesus que estabeleceu ao longo de suas atividades mediúnicas contato íntimo com a comunidade espírita e líderes importantes como, por exemplo, Chico Xavier.


"Rivas Neto (Mestre Arhapiagha) veio à Terra com a missão espiritual de resgatar e replasmar a Umbanda em sua total pureza. Nesta obra ímpar, ele reitera a ancestralidade e universalidade da Umbanda que remete-nos à Convergência, à Paz Mundial".

O outro irmão que evocamos é Roger Feraudy – Pai Roger de Oxalá, odontólogo, ensaísta, compositor da MPB, renomado escritor e poeta. Profundo conhecedor da Umbanda em seus aspectos teórico-práticos. Escreveu várias obras umbandistas de alta relevância para o movimento.

 

" Se tivéssemos que sintetizar nossa visão sobre Umbanda – A Proto-Síntese Cósmica, diríamos que é uma obra definitiva, seus conceitos transcendem a visão dos adeptos, dos acadêmicos e mesmo da maioria dos sacerdotes, revelando uma doutrina cuja consistência nem sequer é imaginada".


Estes comentários estão devidamente registrados na "orelha" do mesmo livro a partir das edições que foram publicadas pela Editora Pensamento. Trata-se da edição que carrega a "Capa Branca"...

Importante ressaltar que as palavras do senhor Reinaldo e do Pai Roger vem se concretizando. Com o advento dos 7 ritos da Umbanda e o Centro de Cultura Viva das Tradições Afro-brasileiras, Pai Rivas tem conduzido um importante movimento de aproximação das Escolas Umbandistas por meio de suas semelhanças, respeitando as suas diferenças.

Da mesma forma, em "Umbanda – A Proto-Síntese Cósmica" observamos uma abordagem que encara a Umbanda não como algo ufanista, fechado no país; mas, a partir da diversidade sintetizada na identidade brasileira, a sua possibilidade de se manifestar e dialogar com as diferentes  culturas existentes pelo mundo. Até mesmo a academia tem estudado este fenômeno recentemente, reconhecendo a existência de trabalhos umbandistas no Japão, Uruguai, Portugal, Argentina, Estados Unidos, Venezuela, Reino Unido... Enfim, muitos países nos quais a própria FTU mantém parcerias acadêmicas e contatos com os seus nobres sacerdotes.

Diante de tantos elementos que descrevem uma História verdadeira, que permite hoje avançarmos no diálogo como terapia nos diversos ângulos internos e externos às religiões Afro-brasileiras, não podemos conceber mentiras e ataques descabidos contra Pai Rivas ou as nobres instituições que Ele conduz. Caso o que expusemos sobre a história de nosso Pai Espiritual não esteja condizente com a verdade, insisto: interpele-me judicialmente. Desta forma, temos certeza que o assunto não suscitará mais ataques estéreis e permitirão que nós caminhemos mais celeremente ao encontro dos anseios dos nossos Caboclos e Pai-velhos.
 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

--
FTU: Educando para uma Cultura de Paz
(credenciada e autorizada pelo MEC - portaria 3864 de 18/12/2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário