segunda-feira, 12 de julho de 2010

Uma referência paradigmática II



Aranauan, Saravá Rodrigo Bueno e irmãos planetários!


Muito importante o seu comentário sobre a utilização das publicações no blog "Espiritualidade e Ciência" em meios acadêmicos. Isto reforça a posição crescente de conteúdo ofertado por sacerdotes e adeptos sérios das Tradições Afro-brasileiras nos diversos setores da sociedade civil.


Agora mais do que constatar o fato do Blog de Pai Rivas ser referência direta para milhares de internautas, acho importante discutir o motivo que permeia todo este processo. Trata-se de refletir em textos e materiais audiovisuais o mote principal das religiões afro-brasileiras: Inclusão Total por meio do diálogo.


No twitter Pai Rivas (http://twitter.com/rivasneto) discute-se os mais variados temas sempre calcado na perspectiva espiritualizante desenvolvida em décadas como Sacerdote-Médico. Todos que seguem (followers) Pai Rivas são seguidos por ele (following) de forma dialética e fraterna. No Youtube (http://www.youtube.com/pairivas) temos mais de 40 vídeos que já superaram a casa dos 18.000 acessos em menos de 5 meses.


Os textos do blog (http://sacerdotemedico.blogspot.com/) são fruto da vivência de Pai Rivas em décadas nas Tradições Afro-brasileiras, bem como na experiência acadêmica nas Ciências Médicas e Humanas que se expressam em uma abordagem de Síntese. Os temas são discutidos pelos leitores por meio dos comentários abertos de cada postagem e também por redes sociais como o twitter.


Enfim, todas as iniciativas de Pai Rivas; se acrescentarmos ainda pronunciamentos, vídeo-aulas, locutórios, ritos pela paz e união, congressos, carregam a valência do diálogo que fomenta a Inclusão Total. Não poderia ser diferente, pois quando nos propomos a falar sobre as Religiões Afro-brasileiras temos que ter em mente a Diversidade existente Nela, sem, contudo, olvidar a Essência comum a todas as suas manifestações.


Titulações acadêmicas superficiais, sacerdócio conquistado por portas e travessas, interesses políticos ou mesmo exclusivamente econômico-financeiros não são capazes de traduzir esta idéia tão profunda e complexa.


Sempre que bebermos é importante conhecermos a fonte, já dizia o aforismo. Nestes sites supracitados a fonte é cristalina, pois podemos dialogar, enfim, discutir a vontade. Aliás, vamos dialogar com a 54ª publicação que sairá neste meio de semana?



Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


Em 12 de julho de 2010 12:22, Rodrigo Bueno <buenorf@msn.com> escreveu:

 
Bom dia

Aranauan


Faço-me neste momento representante do 3º ano da FTU e sendo o Mestre Arhapiagha (Pai Rivas) professor da matéria Medicina Umbandista de nossa turma, afirmo que a utilização do site: http://sacerdotemedico.blogspot.com/ é de extrema relevância e importância para nós. Como alunos ficamos atentos as novas postagens a fim de utilizarmos em sala de aula os temas expostos no site, alem de utilizá-lo como referencia bibliográfica nos trabalhos a serem entregues. A visão da Medicina Umbandista sem esquecer a Medicina Acadêmica, mostra novos horizontes e perspectivas em relação ao tratamento das mais diversas doenças que acometem a Sociedade Contemporânea. Para aqueles que têm interesse nesta área, recomendo também a leitura do Livro Sacerdote, Mago e Medico também do Mestre Arhapiagha (Pai Rivas).

Aranauan
----------------------------
Rodrigo Bueno
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


To: apometria_umbanda@yahoogrupos.com.br; conub@yahoogrupos.com.br; conub_rj@yahoogrupos.com.br
From: yabauara@gmail.com
Date: Sat, 10 Jul 2010 21:38:07 -0300
Subject: [apometria_umbanda] Uma referência paradigmática


 

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

Temos acompanhado o interesse crescente da Academia e da mídia especializada em compreender as Tradições Afro-brasileiras em suas variadas manifestações. Neste sentido, não podemos olvidar a quantidade de discussões em torno do tema Espiritualidade, Religiosidade e sua relação tanto com a Ciência quanto outros setores da Gnose Humana.

O Blog "Espiritualidade e Ciência" (http://sacerdotemedico.blogspot.com/) criada este ano por Pai Rivas já está na sua 53ª publicação e, sem alarde, já é reconhecida por pesquisadores de diversas disciplinas como uma fonte importante de pesquisa e reflexão .


Esta fato nos deixa muito feliz, pois o que está sendo valorizado e conquistando espaço para discussão com a sociedade civil em última análise são as Religiões Afro-brasileiras. Gradativamente nos afastamos do papel de "objetos de estudo científico" para sermos parceiros na construção dos saberes e fazeres coletivos.

Convidamos a todos irmãos planetários para acessar o conteúdo do blog e compartilhar conosco de forma democrática e inclusiva as suas impressões.

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário