sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Eis que os Teólogos da FTU estão diplomados!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

É com muita, mas muita alegria mesmo, que gostaríamos de compartilhar com todos os irmãos das religiões afro-brasileiras e sociedade civil como um todo a notícia que Pai Rivas divulgou em primeira mão no seu twitter:
http://twitter.com/rivasneto

A Faculdade de Teologia Umbandista, autorizada e credenciada pelo MEC pela portaria 1864 de 18 de dezembro de 2003, está diplomando os 21 primeiros teólogos da história do nosso planeta com ênfase na Umbanda/Religiões Afro-brasileiras!

Gostaria muito de parabenizar a cada um dos 21 teólogos formados e agora também diplomados pela coragem, pela grandeza em desbravar e participar da primeira turma da FTU. Em minhas constantes viagens à cidade de São Paulo acompanhei vários destes momentos. As aulas presenciais durante quatro anos de segunda à sexta no período da noite, a
s provas, os trabalhos, as pesquisas de campo, os ritos que representam um importante momento de compreensão do Sagrado, os Congressos realizados nos últimos três anos, enfim o esforço foi maravilhosamente compensado pelo Astral.

Vocês meus irmãos teólogos marcam um importante momento na cidadania das religiões Afro-brasileiras. Vocês meus irmãos carregam por meio deste diploma que é a consubstanciação de um trabalho sério de milhares de pessoas dos dois lados da vida a valência do povo no santo e, tenho convicção, levarão a proposta inteligente e espiritualizada de se bem viver do templo-terreiro para a Academia e para os demais setores da sociedade.

Também não poderia de deixar de agradecer aos professores, alunos ainda em curso, voluntários que trabalham nas mais variadas funções pelo empenho e dedicação. Muitos de nós, como eu, residimos quilômetros de distância da faculdade, porém todo este trabalho nos beneficia. Sentimos a maior inserção da Umbanda em lugares nunca antes imaginados. Sejam nos encontros do MEC, sejam em faculdades de outras confissões religiosas, seja na discussão de políticas públicas, a Umbanda ou Religiões Afro-brasileiras vêm gradativamente mostrando a sua cara, mostrando o que Ela pode e vai fazer para neutralizar a miséria espiritual e material de forma emergencial e estrutural.

Agradeço ao meu Pai Espiritual, Pai Rivas, e aos Ancestrais Ilustres nas qualidades de Caboclo, Pai-Velho, Criança, Exu, Marinheiro, Boiadeiro, Baiano, Encantados e tantos outros que sempre lutaram para que este momento chegasse. Não foram poucas as barreiras, inclusive algumas trazidas por pessoas que se dizem da própria religião, divulgaram falácias, decretaram mais de uma vez que a faculdade fecharia suas portas...

O fato é que a faculdade está mais viva do que nunca, com seu vestibular aberto (a primeira fase de inscrições vai até o dia 18 de dezembro  - data de seu 7º ano de credenciamento) preparando o IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI, mais um Rito de Exu que vai congregar pais e mães de santo de vários países e localidades do Brasil e mais, muito mais novidades...

Bem agora vou encerrar o texto, pois o rito de Exu aqui na FTU está prestes a começar. Vou celebrar com meu pai espiritual, alunos, professores, centenas de pessoas da assistência que já estão fazendo fila na rua mesmo com a chuva, teólogos diplomados e obviamente com os Senhores das Encruzilhadas da Vida e do Destino.

Laroyê Exu!
Laroyê Sr. …


Viva as Religiões Afro-brasileiras!
Viva a FTU!
Longa Vida aos teólogos formados e diplomados pela FTU!

Sua Benção Mestre!

E deixa a Gira girar!

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário