quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Que ser teólogo umbandista? Faça sua inscrição e descubra como este processo foi iniciado

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

Faltam 9 dias para as inscrições no processo seletivo da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU)! Os aprovados cursarão a faculdade para se titularem em teologia. São os nossos teólogos, os teólogos das Religiões Afro-brasileiras. Maiores informações: faculdade@ftu.edu.br ou pelo telefone - (11) 5031-8852.

Mas como começou esta teologia? Como a teologia umbandista ou afro-brasileira conseguiu sua formalização junto à sociedade civil por meio da FTU?

Conversando com Pai Rivas, contava-me sobre a vivência inciática com seu pai, meu avô de santé, W. W. da Matta e Silva - Mestre Yapacany. Como Ele dialogava com todas as Escolas, vide as explicações que o próprio Pai Rivas oferece à comunidade por meio do vídeo "Universo Musical na Umbanda Iniciática" - disponível em: http://espiritualidadeciencia.wordpress.com. Isto sem falar do tão importante, mas pouco estudada até mesmo por seus entusiastas, "Macumbas e Candomblés na Umbanda".

Ainda na conversa prazerosa com meu Pai Espiritual percebi como o vô Matta fincou uma bandeira importante no movimento umbandista/afro-brasileiro. Ele abriu o campo para uma espécie de pré-teologia. Um conjunto de ideias metafísicas carreadas de lógica e bom senso que penetraram na coletividade de terreiro. A partir dos avanços inconstestáveis do Mestre Yapacany, Mestre Arhapiagha (Pai Rivas) continuou, ampliou e introduziu novos elementos ao trabalho iniciado. É por isto que meu pai escreveu em vários livros, mas marcou profundamente este pensamento na obra "Fundamentos Herméticos da Umbanda" que a Raiz conduzida por Ele, transmitida pelo Vô Matta e Pai Guiné, é a própria Raiz de Guiné ampliada, refundida e aprofundada.

Se Mestre Yapacany dialogou, criticou e aproximou várias perspectivas intrarreligiosas, certamente hoje Pai Rivas faz o mesmo em nível interdisciplinar (diálogo com a Ciência, Filosofia, Arte e Religião) tendo em vistas o transdisciplinar e, principalmente, a Convergência. Isto só é possível: meu Pai falar do me Avô e eu falar do meu Pai, pois a Escola de Síntese possui uma descendência, uma linhagem espiritual, uma linha de transmissão, uma Raiz verdadeira. O trabalho não parou. Já existe desde muito, no início da Raiz, onde sua origem se perde nas noites dos tempos, prossegue atualmente com uma força maravilhosa e certamente fará no futuro muito mais!

Por falar em futuro... Se você fizer o processo seletivo hoje, poderá em quatro anos de estudos presenciais sérios, seguindo criteriosas condições educacionais, se formar teólogo. Já pensou na contribuição que você poderá oferecer ao seu terreiro e como poderá dialogar em melhores bases com vários setores da sociedade?

Então meu irmão, vamos "umbandizar" o mundo?



Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário