sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Educação como meio das Religiões Afro-brasileiras contribuírem para a Paz

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

Ontem entrou no ar a última publicação do ano do Blog Espiritualidade e Ciência: "Religiões Afro-brasileiras: avanços e retrocessos, divergências e convergência" – disponível em: http://espiritualidadeciencia.wordpress.com/

Não podemos negar a significativa reflexão gerada por esta publicação. Temas como Ética, Política, Sociologia, Teologia permeiam todo o texto. Inicialmente áreas do conhecimento distintas encontram na Convergência uma possibilidade de convivência pacífica dentro das Religiões Afro-brasileiras.

A contribuição mais estruturante que as Religiões Afro-brasileiras ofereceram para a sociedade civil nesta busca da pacificação por meio do diálogo certamente é a Faculdade de Teologia Umbandista. Uma instituição que nasceu e respira respeito às diferenças, aproximando as várias Escolas por meio das semelhanças.

As realizações da FTU não foram poucas... Este ano podemos elencar algumas que auxiliarão nossa reflexão:

1.       Diplomação dos primeiros teólogos do mundo, sendo o diploma chancelado pela USP;

2.       Realização do III Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Após duas edições de sucesso em 2009 e 2008, o terceiro congresso reuniu acadêmicos renomados do Brasil e fora dele para discutir "As Religiões Afro-Brasileiras: Aproximando os Saberes";

3.       Cursos de Extensão Universitária. Curso Introdução à Teologia Umbandista, Curso O Poder das Ervas Rituais Medicinais – Aspectos Ritualísticos e Etnofarmacobotânicos e Curso O Imaginário Umbandista. Estes três cursos foram realizados nos mais variados estados do Brasil pela modalidade telepresencial e mais dois países: Portugal e Uruguai. Os terreiros dos nossos parceiros sacerdotes se transformaram em pólos de discussão acadêmica!;

4.       Site novo da FTU: www.ftu.edu.br – Um dos prinicipais canais de contato com a FTU para quem reside fora de São Paulo é o seu sítio eletrônico. Sendo assim a faculdade apresentou a nova estruturação dele em pleno III Congresso. Já estamos com 8465 acessos! E aguardem, pois vem mais novidades no site!;

5.       Revista digital de difusão acadêmica: "Teologia de Síntese – Ênfase nas Religiões Afro-brasileiras" - http://www.ftu.edu.br/revista/. Não podemos deixar de destacar o ineditismo desta revista, pois é a primeira vez que a sociedade poderá acessar conteúdo acadêmico relacionado à teologia afro-brasileira de forma organizada e continuada. E o mais importante: gratuitamente!

Além disto, existem alguns projetos da faculdade relevantes que em breve serão oferecidos. Destacamos dois.

Primeiro o curso de teologia, nível bacharelado, EAD (ensino a distância). Por meio desta modalidade residentes de localidades distantes da sede física da FTU poderão conquistar a formação teológica e contribuir com o povo do santo como teólogos das religiões afro-brasileiras!

O outro é o primeiro curso lato senso em Teologia (nível especialização) da FTU! Outra iniciativa inédita voltado aos que já possuem curso de graduação e se interessam pela especialização teológica dentro das religiões afro-brasileiras. Os alunos encontrarão neste curso acadêmico uma ampla formação na área.

Uma questão fundamental para a FTU é o acesso à educação. Aliás Pai Rivas já comentou isto. Possui convicção que educação e teologia podem transformar o mundo em algo melhor para todos, sem exclusão. Sendo assim, não estamos alheios a realidade do povo brasileiro. Sabemos que muitos não possuem acesso ao ensino superior, pois não conquistaram ainda o ensino médio.

Sendo assim, a FTU está formalizando parcerias com setores públicos e privados da educação para fornecer cursos supletivos de ensino médio para a comunidade. Com estes cursos o cidadão ficará incluindo educacionalmente acessando o mercado de trabalho com mais oportunidades e, o mais importante, construindo sua cidadania pela educação.

E vamos em frente! A primeira década do milênio está acabando, mas o trabalho está só começando... Que bom!

E deixa a Gira girar...


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário