segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Um terreiro limpo física e espiritualmente

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

 

Divulgamos com certa frequência as atividades templárias da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) e fotos são divulgadas algumas vezes também. A higiene astral e principalmente física é marca registrada. Além disto, não podemos negar que as dimensões do salão ritualístico são maiores do que muitos templos igualmente poderosos na distribuição de Axé.


temploFTU.jpg

Sinceramente nunca nos importamos em comparar o tamanho do templo da FTU com qualquer outro, muito menos fazemos testes de "qualidade" nos terreiros para saber o quão limpo eles são... Mas, pelo incrível que isto pode parecer, existem indivíduos que nos rotulam de elitistas por estas características. Como se um terreiro fosse terreiro apenas se for sujo e pequeno.

Verdadeiramente sujo, temos convicção, nenhum terreiro sério o é. Se realizamos tantos procedimentos de higiene astral (defumações, cânticos, orações, danças ritualísticas...), certamente a higiene física é condição importantíssima para uma melhor recepção das vibrações de Aruanda. De igual forma os terreiros possuem dimensões físicas das mais variadas e o que importa, de fato, é o atendimento espiritual emergencial e estrutural que seus médiuns e dirigentes realizam. E tenham certeza meus irmãos: mesmo possuindo um espaço razoável o templo da FTU sempre fica lotado. Além disso, normalmente recebe a ilustre presença de dezenas de pais e mães espirituais de várias Escolas das Religiões Afro-brasileiras.


Além disto, pasmem, comentam dos nossos elementos rito-litúrgicos, imagens, guias, entre outros. Gostaríamos de esclarecer que Pai Rivas, Mestre Raiz da nossa casa Espiritual, e os Ancestrais que O acobertam projetam as idéias sobre os objetos ritualísticos, os artesãos do templo os confeccionam manualmente e nosso pai os consagra de acordo com a tradição umbandista/afro-brasileira.

Claro que não estamos interessados em dar estes esclarecimentos aos que nos criticam por criticar. Eles fugiram e ainda fogem do diálogo e não temos, sinceramente, tempo para perder. Nosso interesse é divulgar estas informações para quem está tomando contato inicial com a faculdade ou, sinceramente, possuía dúvidas construtivas sobre esta verdadeira conquista coletiva que é a faculdade.

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário