quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FTU fomentando pesquisa acadêmica!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

Ontem escrevemos um pouco sobre a abrangência da atuação das Religiões Afro-brasileiras ou Umbanda nos vários setores da sociedade civil. Demos um destaque especial para a Educação, uma vez que ela é a base para uma transformação espiritual e social verdadeira.

Comentamos como pelo advento da FTU (Faculdade de Teologia Umbandista) deixamos de ser apenas "objeto" de estudo acadêmico e passamos a construir e disseminar conteúdo espiritualizante que não está em desacordo com a Ciência. Pelo contrário, dialoga serenamente e com propriedade seja o interlocutor filósofo, cientista, artista ou religioso das mais diversas orientações de fé.

 

Apesar de não ser aluno da FTU, minha pesquisa foi e está sendo amplamente influenciada por ela. Em minha dissertação de Mestrado no campo de concentração filosófico da Ética, trabalhei o tema "CIDADÃO RELIGIOSO E CIDADÃO SECULAR: UMA POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO NA ESFERA PÚBLICA EM HABERMAS" refletindo suas premissas de cunho ético e as contribuições da teoria da justiça em Habermas e nos inúmeros filósofos com que ele trabalha para verificar a possibilidade de um profícuo diálogo entre cidadãos com ou sem orientação religiosa que visam o bem comum.

 

Habermas, por ser europeu, pegou toda a contribuição oferecida pela ciência, pelas religiões do livro e demonstrou a possibilidade de uma empatia solidária entre estes cidadãos. Os cidadãos independente de sua cosmovisão podem se colocar numa postura de aprendizagem complementar em relação ao Outro.

Como pesquisador brasileiro, busquei alguma referência autóctone para demonstrar a universalidade deste processo de aprendizagem intersubjetiva . Foi na teologia umbandista, mais precisamente partindo do pensamento de F. Rivas Neto e a consolidação da FTU, que consegui respostas sólidas e consistentes. Mesmo com todo o preconceito arraigado no imaginário popular sobre a nossa condição de ignorância e exclusão social, possuímos condições teórica-práticas de ter uma faculdade regularizada pelo MEC(Ministério da Educação).

A teologia umbandista consegue decodificar e traduzir as várias linguagens, inclusive criando um discurso calcado na lógica e bom senso que é perfeitamente compreensível até pelos mais ferrenhos ateus. Afinal somos pela convergência e não pela concorrência. Estes achados me renderam uma aprovação com louvor, considerando que um dos membros da banca e meu orientador foi o prof. Flávio Beno Siebeneichler. Ele é um dos maiores especialistas de Habermas na língua portuguesa que traduziu as suas obras mais importantes pela Tempo Brasileiro.

 

Já na pesquisa de Doutorado meu projeto de tese aprovado na PUC-SP e UFJF, dois dos três programas com melhor conceito na CAPES, carrega a temática da teologia umbandista como mediadora dialógica entre o cidadão religioso afro-brasileiro e a sociedade civil como um todo. Buscando compreender melhor o aspecto identitário-teológico do umbandista ou religioso afro-brasileiro, vamos estudar como sua teologia que é de síntese consegue contribuir decisivamente para que o povo do santo possua mais espaço na esfera pública, não só sendo influenciado, mas principalmente influenciando a coletividade com idéias inteligentes e espiritualizadas de se bem viver, como diria Pai Rivas.

Foi assim que entrei no programa de Doutorado em Ciências da Religião da PUC-SP. Recebendo uma contribuição decisiva do projeto paradigmático que representa a FTU. Venha cursar a faculdade, seja um teólogo com ênfase nas religiões Afro-brasileiras!

 

Processo Seletivo 2011

Inscrições 

10 de nov. de 2010 a 17 de dez. de 2010
03 de jan. de 2011 a 10 de fev. de 2011
Horário: 16h às 20h 

Provas 

12 e 13 de fev. de 2011
Horário: 13h às 17h 

Matrícula

14 a 15 de fev. de 2011  

Início das aulas

16 de fev. de 2011

Informações

(55 11) 5031-8852
faculdade@ftu.edu.br

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário