quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eleições 2010: Vote consciente!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários!

As eleições estão aí! Faltam poucos dias para o domingo, quando escolheremos nossos representantes para deputado estadual, deputado federal, governador, senador (duas vagas) e presidente da república. A publicação 77 do Blog "Espiritualidade e Ciência" discute política e estimula uma reflexão séria e necessária para todos nós que fazemos parte de uma sociedade civil. O texto que utilizamos como referencial é "Política de todos nós?" acessível em: http://sacerdotemedico.blogspot.com/2010/09/politica-de-todos-nos.html

Sofremos na pele o que são as politicalhas dos grupos de interesse. Apesar dos avanços conquistados pelo atual governo federal, não conseguimos resolver adequadamente os problemas de emprego e renda por pressão de lobistas; sentimos as dificuldades das mais variadas na área da saúde, dada a supervalorização da medicina privada que notadamente é incapaz de atender a comunidade brasileira em todas as suas camadas sociais de forma justa e igualitária; isto sem falar da religião...

Sejam nas câmeras municipais, sejam nas assembléias legislativas estaduais, ou até mesmo na câmera federal e no senado, as bancadas de evangélicos e católicos marcam forte presença. Até aí nenhum problema, afinal é legítimo que um parlamentar possua uma confissão religiosa. A questão é como pode um legislador, motivado por uma crença religiosa particular, trabalhar por políticas públicas que beneficiam sua denominação em detrimento dos outros credos?

É um absurdo! Impensável, pois se por um lado devemos tolerar e respeitar as diferenças, por outro não podemos ser conivente com o erro, como já dizia Pai Rivas. Um político eleito representa a comunidade no âmbito de seu cargo. Vereador para o Município, Deputado Estadual para o Governo do Estado e assim sucessivamente. Eles devem lutar pelos direitos do povo como um todo. Dito de outra forma, tratar de forma diferente as diferenças no sentido de anular as desigualdades e não o contrário.

Por este motivo meus irmãos, peço que reflitam muito antes de votarem. Não dêem seu voto para um umbandista, só porque ele se identifica assim. Criticamos os evangélicos que sobem no púlpito para defender seu grupo de interesse e vamos eleger os nossos representantes para fazer o mesmo?!?! Não podemos justificar o erro com outro erro. Isto só prejudicaria o processo de representação popular no Legislativo e Executivo, acirrando tensões entre religiosos. Justamente o que não se espera de alguém que busca o Sagrado.

Também não queremos afirmar para não votar em umbandistas. Isto precisa ficar bem claro. Somos contra aqueles que utilizam a causa religiosa unicamente para alcançar o poder. Não faz sentido um discurso de ter mandato político para defender a nossa religião. Possuímos leis que delineiam muito bem os nossos direitos e deveres como cidadãos religiosos ou seculares. Vote no candidato que possui um programa político, que pensa o coletivo. Não queremos religiosos afro-brasileiros fazendo lobby para a religião afro-brasileira, até porque isto é desculpa para privilegiar o seu próprio bolso.

Não vou abrir meu voto nominalmente, porque não gostaria de confundir este texto reflexivo com propaganda política para "A" ou "B". Porém verificando a religião professada pelos candidatos que escolhi percebi que um é judeu, outro é católico e um terceiro é ateu. Ainda que fosse umbandista, candomblecista ou mesmo um evangélico, pouco me importa. O que determinou meu voto foi sua proposta política para o meu estado e para o meu país.

Isto é militância no curto prazo. Para longo prazo, acompanho as palavras do Pai Rivas em sua última publicação: "No mais o que precisamos de forma urgente - urgentíssima é a reforma política, mas muito, e, muito principalmente de Espiritualidade, a qual, infelizmente, está muito distanciada daqueles que dela falam, mas dela, de sua prática estão de há muito divorciados. Pense nisto quando você for fazer a escolha de seus candidatos".

Também sugerimos a leitura na íntegra do Manifesto "A conscientização política dos umbandistas e dos cidadãos brasileiros" disponível em: http://sacerdotemedico.blogspot.com/2010/08/manifesto-conscientizacao-politica-dos.html

Desejo um bom voto para todos que irão às urnas neste final de semana!

E deixa a Gira girar!

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário