quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Sacerdócio e a Medicina: duas formas complementares de levar o homem à Saúde

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

 

Conforme escrevemos em texto anterior, encontramos no site da AMBA (Associação Médica Brasileira de Acupuntura) ótimos esclarecimentos sobre a regulamentação das profissões da área de saúde e exercício profissional da Acupuntura que estão disponíveis no seguinte sítio eletrônico: http://www.cmacupuntura.org.br/downloads/regulamentacao_profissoes_saude.doc

As explicações foram dadas pelo Dr. Fernando Genschow e apresenta este raciocínio cristalino:

 

"A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XIII diz: "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"; e as leis que regulamentam as profissões da área da saúde são absolutamente claras no estabelecimento dessas qualificações, e nos seus conseqüentes impedimentos legais".


Diante destas premissas verdadeiras, Dr. Fernando averiguou todas as profissões ligadas à área de saúde e constatou que apenas o médico, cirurgião dentista (medicina bucal) e o médico veterinário (medicina aplicada aos animais) possuem as qualificações profissionais necessárias para a realização da especialidade médica em questão.

 

No caso específico de terapeutas holísticos ou naturistas nenhuma análise pode ser realizada, pois esta profissão não é regulamentada. Por isso, nem mesmo órgão de classe possui! Logo, como cobrar a responsabilidade por seus atos, se nem a profissão é regulamentada perante as leis do nosso país?

 

Pense bem meu irmão. Quando seu animal de estimação tem um problema de saúde, você o leva para um médico veterinário. Certo? O que você faria com a sua esposa, seu marido, irmão ou mesmo filho? Deixaria um caso de doença na mão de indivíduos que não são médicos?

 

Conversando com o Pai Rivas novamente sobre este importante assunto, nosso pai espiritual evocou os exemplos trazidos pelos Caboclos, Pretos-Velhos e Crianças. No terreiro Eles tratam a alma, mas ainda sim falam da necessidade de manter o tratamento da terra. Não é mesmo? Ou alguém já viu um sacerdote sério ou Ancestral ilustre afirmar para não procurar um acompanhamento médico?


É claro que não. Os pseudo-sacerdotes que afirmam isso são os mesmos que mantém práticas médicas por pessoas que não são médicos em seus espaços e desconhecem totalmente a Ciência em seus princípios mais básicos. Certamente são os mesmos que escrevem livros e apostilas com conceitos igualmente errados...

Pai Rivas também ilustrou a importância do tratamento médico evocando o caso do câncer. Dependendo do estádio em que se encontra o câncer é necessário um tipo de medicamento específico, o momento correto de aplicá-lo e a quantidade adequada. Mas o principal é o momento. Se alguém incentivar dispensar o tratamento médico para aplicar terapias médicas sem habilitação, ou pior, tratamentos alternativos sem nenhum tipo de pesquisa séria que comprova sua eficácia, o paciente pode ir a óbito. Este assunto não pode ser tergiversado, principalmente quando estas práticas são estimuladas dentro de terreiros conduzidos por pessoas sem formação.


Tomem cuidado ao auxiliar pessoas com câncer. Fique com o seu pai de santo, mas não abandone o tratamento médico. Estes importantes avisos do Pai Rivas foram complementado com outro dado de fácil comprovação: qualquer doença sem o devido acompanhamento e tratamento médico pode gerar consequências devastadoras.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário