domingo, 12 de setembro de 2010

W. W. da Matta e Silva não codificou a Umbanda!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

 

A Umbanda, assim como todas as Religiões Afro-brasileiras, é formada por Escolas. Toda Escola possui um Método (Linha de Transmissão), uma Episteme (Doutrina, Corpo de Conhecimento) e uma Ética (Conduta perante Si e o Outro).

Uma de suas Escolas, da qual sou filiado, é a Escola de Umbanda Esotérica fundada por W. W. da Matta e Silva (Mestre Yapacani) e atualmente conduzida por F. Rivas Neto (Mestre Arhpiagha). Nela a epistemologia pode ser encontrada nas obras escritas pelo Pai Guiné e Vô Matta, bem como o Caboclo 7 Espadas e Pai Rivas; mas principalmente pela vivência em um dos templos de Umbanda Esotérica. O vídeo de um casamento na Umbanda Esotérica no Blog Espiritualidade e Ciência (http://sacerdotemedico.blogspot.com/2010/09/historia-continua.html) ilustra bem o que afirmamos.

 

Pois bem, no que pese o exposto, ainda persistem posturas estranhas, para não dizer esdrúxulas. Me refiro aos que nunca estiveram com o Vô Matta e que insistem no fato de que a Raiz de Guiné é somente aquilo que o que está escrito nas 9 obras do Mestre Yapacany. Insistir neste absurdo só mostra o quanto estes seguidores sem raiz desconhecem do trabalho realizado pelo Vô Matta. Ele nunca foi a favor da Codificação da Umbanda e nunca codificou a própria Umbanda Esotérica. Pelo contrário. Formou Mestres para dar continuidade ao trabalho. Principalmente o Mestre Arhapiagha, ao qual confiou - sob as ordens de Pai Guiné - a condução da Raiz. Esta visão codificadora da Umbanda é exatamente o discurso defendido pelas seitas e pensar em uma visão ortodoxa/extremista da Umbanda Esotérica só reforça a ignorância dos fatos. Logo, estão muito mais próximos das seitas do que da Raiz de Guiné.

 

De fato, só temos a agradecer ao Pai Guiné / Vô Matta quando transmitiu a Raiz para o Pai Rivas. Afinal Ele é um Mestre de mãos cheias. Não só levou a Escola Esotérica a frente, sendo conhecida em diversos pontos do país e fora dele pelo trabalho; como consubstanciou na primeira e única Faculdade de Teologia Umbandista o respeito à diversidade das Escolas.

Sendo assim, convidamos os irmãos para acompanhar a série Histórica do Blog Espiritualidade e Ciência, onde a transmissão da Raiz e tudo mais ligado à sua trajetória será contada por publicações com documentos comprobatórios, sejam elas cartas, atas, gravações em vídeo, entre outros. Acesse: http://sacerdotemedico.blogspot.com/

 

E deixa a Gira girar!



Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário