segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vivenciando a Umbanda dentro do terreiro!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários!

 

Mais História... Mais que História!!! A 76ª publicação do blog Espiritualidade e Ciência - http://sacerdotemedico.blogspot.com/ - de Pai Rivas (Mestre Arhapiagha) composta por texto e vídeo é de uma beleza singular. Demonstra como é uma Raiz de fato e de direito. Mostra a linhagem de uma Casa Espiritual que exercita o diálogo como cura para a comunidade planetária há décadas. 


Especificamente no vídeo assistimos o relato de alguns dos seus filhos espirituais e, confesso, senti-me motivado a falar um pouco da vivência que tenho com Pai Rivas.

 

Gostaria de lembrar algo recente, quando estava no Templo da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) na última sexta-feira e lá ouvi atentamente a Sua prédica. Eis que Pai Rivas recebe de uma filha espiritual 2 livros de capa preta. Abrindo-os, tomamos conhecimento do conteúdo: atas das reuniões mediúnicas que ocorreram entre os anos de 75 e 77!!! Simplesmente 35 anos de história registradas de forma fidedigna.

 

Para aumentar a felicidade de todos os presentes, cita uma reunião específica de 76. Um casamento na Umbanda! Lendo algumas palavras registradas sobre o evento, Pai Rivas chama na assistência os noivos da época. Muito bem casados e com filhos, eles ratificam publicamente todo o exposto. Parafraseando Pai Rivas: isto não é fonte primária, é fonte primeva!

 

Voltando à publicação, assistimos duas gerações de filhos espirituais do Pai Rivas. A primeira vivenciou sob os auspícios do Mestre Arhapiagha o contato com o vô Matta (Mestre Yapacani). A segunda entrou em contato com a OICD após ler a "Umbanda – A Proto-síntese Cósmica". Certamente eu e outros irmãos que chegaram à casa já no século XXI, somos uma 3ª geração. A geração que chegou após advento da FTU. Aliás, todas estas gerações são muito felizes, pois viveram e vivem momentos especiais, todos conectados e, mais do que isso, interdependentes. Nós que fazemos parte da OICD somos Uno com o Mestre e não únicos, no sentido de segregação. Aliás, este é motivo de realização espiritual – vivenciamos junto ao Mestre e nossos irmãos de santé o verdadeiro sentido da palavra amizade.

Alguns podem estranhar nossas palavras. Faculdade-templo? Não são coisas diferentes? Respondemos com serenidade e convicção crescente que para a Escola de Síntese, não cindimos a faculdade do templo. Aprendemos com o Caboclo Urubatão da Guia, Pai Rivas e todos os Ancestrais Ilustres que trabalham com Ele que a faculdade é uma concretização da proposta educacional da Umbanda para o mundo.

Oferecer uma instituição de ensino desconectada do terreiro seria o mesmo que manter o status quo, insistindo em produzir desigualdades entre Espiritualidade e Ciência. Logo, com esta iniciativa a OICD pretende espiritualizar a Academia, criando pontes de diálogo que remetem à Convivência Pacífica entre todos os setores da Gnose Humana. Afirmamos com sinceridade de propósitos e porque compreendermos a Iniciação sob a perspectiva que Pai Rivas vaticina: conhecer o início de todas as coisas, inclusive de si mesmo. Portanto Filosofia, Arte, Ciência e Religião são expressões da Sabedoria do Espírito.

 

Por falar em Iniciação foi na Faculdade-templo que caminhei um pouco mais na minha vida iniciática. Neste final de semana mesmo recebemos um "Toque de Coroa", ou seja, toque no Ori. Quem conhece o fundamento e/ou já passou por ele, sabe bem o que estamos falando. Isto dentro de uma verdadeira Raiz, por um Mestre consumado, vivenciando o Sagrado sob a Luz do Orixá.

E deixa a Gira girar!

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Um comentário:

  1. Como alguém poderia pensar em codificar a Umbanda, se ela é infinita, se abre em leque, não tem dogmas que a limitam a isso e aquilo?
    Certamente, que nem Pai Rivas e nem Mestre Matta, imaginariam algo parecido!!!
    Que pense bem, quem p0ensa em fazer uma "CODIFICAÇÃO" da Umbanda....já que seria o cúmulo, mesmo pelo pouco ,quase nada, que conheço sobre a nossa Umbanda!!!! Ana M.Aguiar

    ResponderExcluir