segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Em nome da coerência vamos esclarecer!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

Em tempo. Recentemente nos propusemos a não discutir ideias com grupos que não se caracterizam como Escolas, verdadeiros grupos "mutantes" como diria Pai Rivas. Ainda assim, existem ideias que não condizem com os fatos e em nome da dignidade, coerência e respeito às Religiões Afro-brasileiras precisamos esclarecê-los.

Aliás, isto já ocorreu antes. Iniciamos o ano, surgem textos ofensivos e produzindo ataques. Refutamos os erros com uso da coerência e depois somem... Ao longo de 2010 os irmãos perceberam como fomos felizes com as realizações coletivas trazidas pela FTU para as religiões afro-brasileiras, culminando (olhem bem) com a diplomação de seus primeiros teólogos. Quem bom, esta nova rodada de textos evasivos é um bom indício que o ano de 2011 será melhor ainda para todos nós. Desejamos isto para todas as Escolas das Religiões Afro-brasileiras!

Por falar em FTU, lembramos que por ser o primeiro curso de formação de teólogos com ênfase nas religiões afro-brasileiras do mundo, ela marcou a história. É bem verdade que para grupos que sustentam erros crassos de assuntos elementares da física isto seja difícil de entender, mas façamos um exercício simples de lógica. Se não existia faculdade de teologia umbandista antes da FTU, como um professor com formação em teologia umbandista poderia dar aula para as primeiras turmas?

Naturalmente, que após a formação de seus primeiros teólogos já possuímos docentes com esta formação. Estes teólogos estão agora avançando na pós-graduação, o que denota a preocupação da FTU em ter um corpo docente qualificado. Logo questionar a formação de seus professores e alunos é ir contra a FTU, a USP que chancelou o seu diploma e, principalmente, o MEC (Ministério da Educação) que regulamentou a faculdade e seus diplomados.

Quanto às ideias apresentadas pelo meu pai e avô de santé, Pai Rivas e Pai Matta, em suas obras, elas estão calcadas na visão das Escolas que eles trouxeram com clareza e lógica. Fazendo uso da boa metafísica, característica basilar de uma cosmovisão séria.

Um conceito central que auxilia em muito compreender o êxito da faculdade é o de Escolas trazido de forma inédita por Pai Rivas. Neste conceito Umbanda não é Escola, mas formada por várias Escolas. Respeitamos os autores que utilizaram este termo em outras situações com outras significações, mas Escola é uma forma de compreender e praticar o Sagrado. A Umbanda/Religiões Afro-brasileiras não possui uma, mas várias Escolas que juntas formam a Unidade na Diversidade.

Já Umbandização foi trazido pela primeira vez por Roger Bastide, não foi outro acadêmico o seu precursor.  Isto não é novidade, pois o próprio Pai Rivas já escreveu e falou sobre isto em vídeo-aulas. Mesmo assim, a umbandização ganhou uma nova forma de compreensão dentro da teologia das religiões afro-brasileiras de tal forma que nos beneficia muito mais, pois não suscita um purismo, mas sim a força da diversidade.

 

Tanto estes como outros conceitos oferecidos pelos sociólogos e antropólogos foram e são importantes, porém não podemos negar a forma própria e sistematizada na teologia que Pai Rivas e a FTU sustentam tendo legitimidade acadêmica. Afirmo isto, pois meu pré-projeto de Doutorado em Ciências da Religião foi aprovado tanto na PUC-SP como na UFJF e versavam exatamente sobre estas questões.

 

Por falar em teologia, tem um fato histórico que Pai Rivas nos conta sobre a existência de um jornal pernambucano chamado "O Carapuçeiro" escrito por um padre católico. Diante das construções que temos divulgado do Pai Rivas, deve ter muita gente precisando lê-lo. Concordam?

 

Não adiantam apelar tentando colocar as Escolas contra nós. Primeiro que atitudes de concorrência como esta só mostram a inconsistência com a proposta das religiões Afro-brasileiras, do Astral Superior. Segundo que não somos nós que formamos sacerdote em cursos e muito menos tentamos codificar a Umbanda. Como diz Pai Rivas, para quem fala a verdade só existe felicidade. Quem falta com a verdade é que precisa se preocupar para criara estratégias evitando entrar em contradição. Mas sempre entram...

 

Como recordar é viver, novamente observamos o santo de barro. Ele caiu e quebrou novamente. Sem nenhum esforço magístico, apenas seguindo a lei natural. Até porque é anacrônico em pleno século XXI apelar para mágica com batráquios, não é mesmo?

E deixa a Gira girar!

 

Ps1: Texto escrito hoje com a data de hoje mesmo

 

Ps2: Para compreender melhor os conceitos de Escolas e Umbandização sugerimos a leitura atenta do Blog Espiritualidade e Ciência disponível emespiritualidadeciencia.wordpress.com  

 

PS3:  Processo Seletivo 2011 da FTU

Inscrições 

03 de jan. de 2011 a 10 de fev. de 2011
Horário: 16h às 20h 

Provas 

12 e 13 de fev. de 2011
Horário: 13h às 17h 

Matrícula

14 a 15 de fev. de 2011  

Início das aulas

16 de fev. de 2011

Informações

(55 11) 5031-8852
faculdade@ftu.edu.br

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário