domingo, 30 de janeiro de 2011

Exemplo de diálogo entre Sacerdotes: Viva a Convivência Pacífica!

Aranauan, Saravá!

Acabamos de ler no twitter do Pai Rivas (http://twitter.com/rivasneto) sobre a relação de amizade e diálogo franco com Roger Feraudy. Aproveitamos o ensejo para convidar os irmãos a conhecerem o twitter do Pai Rivas e ler sobre este assunto e muitos outros interessantíssimos.

 

Dada a importância de demonstrar a possibilidade de convivência pacífica entre sacerdotes de casas diferentes, pedi e obtive agô do meu Pai para transcrever Suas palavras:

 

Bens e Luz a Todos! Muitos me perguntaram sobre Feraudy. O que dizer sobre ele?Uma pessoa de conduta proba, honesta, sincera e não menos modesta. Amigo leal e sempre aberto ao diálogo franco. Apesar de não raras vezes termos opiniões diferentes, nossas discussões jamais alteraram a nossa amizade. Pelo contrário, se fortalecia.

Esse era o Feraudy, desimbuído da tola vaidade. Nunca se achou melhor que outro irmão, muito menos as suas obras e ainda mais as suas entidades espirituais. Nunca disse que elas eram as melhores da Umbanda.

Nunca soube por ele que havia fundado uma Escola de Umbanda. Se dizia sacerdote de uma Umbanda Oriental em sua parte esotérica. E muitas vezes me disse que eu era um ser privilegiado por ter as entidades que tinha e ser Iniciado por um grande Mestre.

Mais do que isso, ele mesmo tinha o pai Matta como seu Mestre à distância. Só posso dizer coisas boas do Feraudy. Tivemos e temos uma amizade sincera e verdadeira.

Tanto é verdade que ele nos fez a gentileza de dizer o que achava da obra "Umbanda - A Proto-síntese Cósmica" e nós colocamos na orelha da capa do livro. As palavras foram estas:

"Se tivéssemos que sintetizar nossa visão sobre Umbanda – A Proto-síntese Cósmica, diríamos que é uma obra definitiva, seus conceitos transcendem a visão dos adeptos, dos acadêmicos e mesmo da maioria dos sacerdotes, revelando uma doutrina cuja consistência sequer é imaginada".

Essa é amizade q possuo com a maioria dos irmãos de fé de todas as religiões afro-brasileiras de todos os Estados do Brasil. Viemos à terra para fazer amigos, não é mesmo? Axé.

Para quem não sabe, Roger Feraudy – saudoso e antigo amigo era odontólogo, ensaísta, compositor da MPB, renomado escritor e poeta. Profundo conhecedor da Umbanda em seus aspectos teórico-práticos. Sacerdote que escreveu várias obras umbandistas de alta relevância para o movimento.

 

A amizade de Pai Rivas é assim com todos. Não só nos estados do Brasil, mas com sacerdotes de várias lugares do planeta. As palavras transcritas do twitter (http://twitter.com/rivasneto) mostra que existe um diálogo verdadeiro, não um monólogo. Este diálogo não se deu e se dá como provocação, mas é aceito com naturalidade pelos sacerdotes de casas diferentes.

 

Quando Pai Rivas conversa comigo ou com outras pessoas, independente da casa que estão filiadas, nunca fala sobre coisas chulas. Estranha-nos pessoas que se dizem ir ao encontro da espiritualidade e conduzir outras no mesmo caminho usar deste expediente. Ironia bem feita cabia aos filósofos qualificados na Grécia Antiga. Agora ironia pejorativa, palavras de baixo calão, brincadeiras esdrúxulas se não cabe entre cidadãos, o que dirá de um religioso afro-brasileiro?!?

 

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário