domingo, 2 de janeiro de 2011

Novos livros do Pai Rivas!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

No dia 31 de dezembro escrevemos um texto sobre vários projetos concretizados e outros importantes que estão em fase de implementação pela Faculdade de Teologia Umbandista (FTU). Não podemos deixar de novamente destacar e parabenizar a FTU e os 21 teólogos formados que foram diplomados com chancela da USP, ou seja, um diploma de validade acadêmica em nível nacional podendo ser convalidado em qualquer país!

Para que isto se concretizasse, Pai Rivas precisou ficar internado na faculdade entre 2003 até meados de 2010 para que a primeira e única com formação em teologia com ênfase nas religiões afro-brasileiras pudesse ser tudo que é hoje. Durante este período, dada a dedicação exclusiva com esta iniciativa que beneficia a todos do povo do santo, Pai Rivas não escreveu outros livros, considerando que já tinha publicado oito com profunda aceitação na comunidade afro-brasileira.

Igualmente importante neste período foi aproximar a faculdade com todas as formas de compreender e praticar o Sagrado, conceituado pelo próprio sacerdote como Escolas – outra inovação inteligente e espiritualizada trazida pela teologia. Este trabalho intenso com as várias Escolas culminou com os diálogos intrarreligiosos, ritos pela paz e união, o rito de Exu, sendo o de 2010 coroado como o rito que congregou a maior representação de Escolas e Estados do Brasil e de outros países na história do planeta, e o Centro de Cultura Viva das Tradições Afro-brasileiras.

Importante reforçar que Pai Rivas, sacerdote com templo aberto há mais de quatro décadas e fundador e professor da FTU, não trata o Centro de Cultura como museu. O museu remete a uma memória estanque. A Tradição tem a sua continuidade, mas é aberta às mudanças; daí Pai Rivas compreender a constante da tradição como a contínua mudança. Neste espírito, diariamente existem atividades templárias e quinzenalmente abre as suas portas para realização de cultos que transitam pelos mais variados ritos das tradições Afro-brasileiras.

Após encaminhar a faculdade, estruturando-a e organizando as suas várias atividades internas e externas, em novembro Pai Rivas lançou o livro: "Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras". Trata-se do primeiro livro calcado na teologia umbandista ou afro-brasileira reconhecida pelo MEC. Aliás, Pai Rivas voltou a escrever e em breve teremos outras obras com enfoque teológico disponibilizadas para o público.

Gostaríamos de encerrar divulgando a capa deste livro, disponível em: http://twitpic.com/3d8l9g.

Ps1: Mesmo com tudo que foi relatado, Pai Rivas não ficou sem escrever. Vide o blog "Espiritualidade e Ciência" (http://espiritualidadeciencia.wordpress.com) que em menos de um ano está com 104 publicações de profundidade e relevância, privilegiando a todos sem menosprezar nenhum dos setores da gnose humana. Além de manter sua conta no twitter ativa (http://twitter.com/rivasneto) e dialogando com todos que participam da rede Dele.

 

Ps2:Muitas obras que poderiam ser disponibilizadas em livros foram socializadas na rede mundial de computadores como descrito no ps anterior e para valorizar a Tradição Oral socializou também na internet as vídeo-conferências, vídeo-aulas (vide site da FTU: http://www.ftu.edu.br/) e mais recentemente o canal do Youtube (http://www.youtube.com/pairivas) com mais de 60 vídeos. 


PS3: A segunda tiragem do livro "Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras" será disponibilizada em fevereiro, porque tanto a faculdade quanto sua editora estão em recesso neste período.

 

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário