segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Exu - O Grande Arcano marcando a história!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

A publicação 107 não poderia trazer notícia melhor que "A História do livro Exu – O Grande Arcano" esgotada há mais de 7 anos . A obra será reeditada e lançada no mês de fevereiro. O leitor atento que é percebeu Pai Rivas escrever sobre o período evocado pelo Exu Sr. ... considerando o mesmo uma fase probatória. Por sua reedição podemos deduzir que a fase foi vencida com sucesso, mas o que foi que aconteceu mesmo neste período?

 

Na minha modesta opinião um dos acontecimentos mais importantes na história das religiões afro-brasileiras: a fundação, regulamentação da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) culminando com a diplomação dos primeiros teólogos. Lembremos um pouco cada fase.

 

Em 2003 a faculdade, após Pai Rivas fundá-la, conseguiu o registro para abrir a primeira turma de teologia umbandista, ênfase nas religiões afro-brasileiras, do mundo!!! Isto foi determinado pela portaria nº 3864 – 18/12/2003 do MEC(Ministério da Educação). Não podemos esquecer que antes de sair esta portaria, taxaram Pai Rivas como piada e seu projeto de inclusão pela educação como inviável. Bem, os fatos mostraram...

Depois de fundada e regulamentada veio o desafio das turmas. "Ninguém vai se interessar em cursar uma faculdade de teologia", diziam uns. "É uma arapuca", afirmavam outros. Ano, após ano a faculdade abriu turmas com números bem superiores de alunos quando comparados aos cursos consagrados de teologia, filosofia e áreas correlatas em instituições renomadas. Mais uma vez uma fase foi vencida com muito trabalho do Pai Rivas e seus filhos espirituais, mas principalmente com agô dos Orixás. Afirmamos isto, pois sem a vontade dos Orixás certamente a faculdade não estaria firme e forte como hoje se encontra.

 

Finalmente chegou a prova de "fogo". Uma faculdade só pode ser realmente avaliada pelos alunos que de lá são formados. Sem alunos formados, uma faculdade perde o seu sentido. Novas falácias foram divulgadas. "Apesar da regulamentação, nunca a FTU conseguirá formar teólogos"; continuavam as insinuações em tom "profético". Aí mais uma vez a vontade do Astral prevaleceu e no final do ano passado, coroando a primeira década do terceiro milênio, foram diplomados pela FTU os 21 teólogos com ênfase nas religiões afro-brasileiras do planeta! E não é qualquer diploma. Além de carregar a valência da FTU, é chancelado pela USP.

 

Retomando o assunto dos livros, lembramos que Pai Rivas tem nove obras escritas.Afirmamos nove, pois ano passado foi lançado o livro "Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras". Sempre prezando a qualidade e não a quantidade, Pai Rivas iniciou o trabalho literário em 1987 quando escreveu "Umbanda – A Proto-síntese Cósmica". Prefaciado por ninguém menos que W. W. da Matta e Silva (Mestre Yapacany). Também não poderia ser diferente. Algum tempo depois transmitiria para Pai Rivas – seu filho espiritual dileto – o deká da Raiz de Guiné que seria, como foi, ampliada e renovada por Ele e Caboclo Urubatão da Guia.

 

Estas obras entregues à comunidade são referências não porque o autor quis ou por imposição, mas naturalmente. Aliás, como tudo que é verdadeiro nas religiões Afro-brasileiras remete a uma complexidade que não perde a simplicidade. Não precisamos olvidar informações ou criar factóides, apenas exercitar a liberdade com responsabilidade.

 

Não só a Proto que está na 11ª edição como o livro recém-lançado estão disponíveis para os leitores, como todas as obras serão gradativamente reeditadas. A começar pelo Exu – Grande Arcano em fevereiro. Fico pensando. Se após a 3º edição deste livro paradigmático vivenciamos as realizações da FTU, o que o futuro nos reserva para a 4ª edição?

 

Esta resposta verificaremos em conjunto. Trabalhando e Dialogando com Liberdade, tal qual exu nos propicia hoje e sempre!

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário