quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Manifesto do Blog Espiritualidade e Ciência: reflexões importantes sobre a teologia

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários!

Ontem tivemos uma feliz surpresa ao ler a publicação extra, um manifesto sobre a Teologia das Religiões Afro-brasileiras no Blog Espiritualidade e Ciência - http://espiritualidadeciencia.wordpress.com.

Nossa felicidade se deve ao fato de constatarmos como as Religiões Afro-brasileiras foram e estão sendo beneficiadas pela fundação da FTU(Faculdade de Teologia Umbandista) e a diplomação dos primeiros teólogos com ênfase nas religiões afro-brasileiras da história!

Percebam meus irmãos que este processo de inclusão pela educação e teologia fomentada pelo Pai Rivas e a faculdade é algo maravilhoso. Sabemos que o Astral Superior trabalha pelo bem coletivo, pela felicidade planetária e certamente a educação é uma forma estruturante de realizá-la. Lógico que somos sabedores da existência de pessoas que não tiveram acesso à educação e muito fizeram pela religião, mas todos igualmente nunca agiram contra o ensino. Pelo contrário, estimularam em seus vários níveis.

Assim a proposta da faculdade é pedagógica e não mercadológica. Tanto é verdade que Pai Rivas fundou uma instituição de ensino superior, não um estabelecimento comercial. Submeteu as ideias espiritualizantes em formato teológico para avaliação do MEC e não para patentear marca junto ao INPE.

Este trabalho a favor de todas as Escolas não permite polarizações. Pai Rivas e as instituições sob sua orientação dialogam com as Escolas e estabelecem pontes que propiciam uma convivência pacífica. Não poderia ser diferente, está há mais de quatro décadas com terreiro aberto e iniciado nas religiões afro-brasileiras em suas várias expressões rito-litúrgicas. Sustenta a ideia do sacerdócio feito no terreiro por um pai espiritual feito da mesma forma.

As entidades que trabalham com Pai Rivas no terreiro e nos livros psicografados nunca produziram erros e muito menos estimularam uma visão de concorrência. Não quer que o seu grupo seja melhor, mas que todas as Escolas tenham melhores condições espirituais, culturais, sociais, políticas e econômicas.

Por tudo isso que vivencio na Escola de Síntese, sinceramente não estou interessado em discutir com grupos que não são Escolas. Estes não querem dialogar e tentam impor sua visão aos demais criando fragmentações deletérias. As religiões Afro-brasileiras propiciam a liberdade espiritual, pois seus adeptos têm total escolha sobre o caminho que querem seguir com responsabilidade.

A teologia com ênfase nas religiões afro-brasileiras ficou marcada na história pelo advento da FTU. Suas contribuições para a nossa comunidade como um todo são incontestáveis e perenes. Urge refletirmos sobre as palavras do Manifesto e nos posicionarmos a favor de todas as Escolas, afinal é nesta Unidade na Diversidade que encontramos meios concretos de realizar a paz e união umbandista/afro- brasileira 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário