sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

FWD: Conselho Federal de Umbanda do Brasil

Aranauan, Saravá, Axé!

Em tempo. Sobre o Conselho Federal de Umbanda do Brasil(CFUB) o email enviado para as listas em fevereiro de 2008, por tanto três anos atrás, é esclarecedor. Retomar o assunto sem registrar os fatos como foram discutidos denota uma postura que não visa o diálogo.
 

Adita-se que o CONUB/CFUB possui um cadastro gratuito e não é federação. Não federa niguém, seja pessoa física ou jurídica.  Pai Rivas é signatário do CONUB, assim como Milton Aguirre , algumas lideranças que estão no vídeo http://sacerdotemedico.blogspot.com/2011/02/historia-relacao-da-ftu-com-as.html e diversas outras... Pai Rivas nunca foi presidente da referida instituição, então novamente não faz sentido o que foi colocado.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

 

Aranauam, Saravá Sr. Rubens,
 
Como membro do CONUB não poderia deixar de esclarecer alguns pontos do seu e-mail. É uma pena que procure em seus comunicados construir a desinformação e desconfiança quanto ao trabalho de algumas Instituições que vem atuando para Umbanda e não vivem dela.
 
Primeiro vamos separar as entidades e demonstrar o que elas realmente são.
 
A OICD (Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino) é um templo religioso de Umbanda.

A FTU (Faculdade de Teologia Umbandista) é uma faculdade de ensino superior devidamente regularizada no Ministério da Educação.
O CONUB(Conselho Nacional da Umbanda do Brasil) é um órgão representativo da Umbanda em âmbito nacional. Não por causa do nome, mas principalmente pela participação dos vários estados através de suas respectivas Coordenadorias de forma descentralizada e com autonomia. Convido o senhor a conhecer os responsáveis por este trabalho através do link (http://www.conub.org.br/conub_no_brasil.html)
 
Devidamente apresentada cada Instituição, detentora de um papel especifico dentro do movimento umbandista e que não tem como ser confundida, vamos falar sobre o CFUB. A sigla CFU, como o senhor citou, está errada.
 
O Conselho Federal de Umbanda do Brasil (CFUB) foi criado juntamente com o CONUB. Os dois Conselhos possuem a mesma organização e ambos foram registrados na mesma época. Ela funciona a "pleno vapor" e concretiza muitas ações positivas para o nosso meio sem inibir qualquer outro órgão representativo. Ou seja, afirmar que a criação de um Conselho de âmbito federal mudará as relações entre federações, terreiros e umbandistas é uma falácia.
 
A existência da CFUB nunca foi escondida. Desde a primeira edição do JBU* (Jornal Brasileiro da Umbanda) o nome do Conselho Federal é exposto ao lado do CONUB.
 
O CONUB e por sua vez o próprio CFUB possuem em seus quadros de Coordenadores e Diretores muitos dirigentes de Federações e Órgãos representativos. Cito Pai Pedro Miranda da União Espiritista de Umbanda do Brasil – UEUB – (atual coordenador do CONUB-RJ); Pai Itacy da União Religiosa dos Cultos Umbandistas e Afro Brasileiros, Mãe Márcia Pinho do Superior Órgão de Umbanda – SOUESP – e Fundação Ycarai (vice-presidente do CONUB). Também já ocuparam a cadeira de presidência do CONUB o senhor Milton Aguirre do SOUESP (1º presidente do CONUB) e Dr. Basílio SOUESP e "Guerreiros do Axé"(2º presidente do CONUB).
 
Sr. Rubens. Isso são fatos. Os nomes destes senhores e senhoras falam por si só.
 
A existência do CONUB e CFUB sempre foi pautada pelo respeito profundo a diversidade. Em nenhum documento, livro ou material didático do CONUB ou CFUB o senhor observará a tentativa de uniformizar ou mesmo codificar a Umbanda. Na literatura atual, a única obra que posso citar é justamente a sua. Então se existe algum tipo de receio em impor uma forma única de se fazer Umbanda, certamente ela foi construída após leitura da sua obra. Retirar estes livros que procuram conduzir à Umbanda ao processo único de manifestação é o mínimo que o senhor poderia fazer. Reescrever todos eles também seria uma saída.
 
Finalizando. O senhor através do seu Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda tentou patentear** - sem sucesso - o termo "Teologia de Umbanda" e não "Curso de Teologia de Umbanda" como afirma em seu último e-mail. Esta sim foi a verdadeira tentativa de dominar a nossa religião, através de um termo específico da Umbanda. Não transfira para outrem aquilo que foi feito pelo senhor.
 
 
* Para acessar a versão eletrônica do JBU, clique neste link: http://www.conub.org.br
** Acesse: http://pesquisa.inpi.gov.br/MarcaPatente/servlet/MarcasServletController?action=detail&codProcesso=1466444&D989D5FFD025403327BD738B7A760BDA.jbossserver1=2
Caso não consiga visualizar, siga os seguintes passos.
1.      Acesse: www.inpi.gov.br.
2.      Vá até a aba "Pesquisas". Clique em "Pesquisar Base de Marcas".
3.      Após a validação de segurança, clique em "acessar".
4.      No campo número do processo digite: 823892182.
  

--
Saravá fraternal,

João Luiz de A. Carneiro

CONUB: trabalhando pela dignificação da Umbanda e do umbandista



Nenhum comentário:

Postar um comentário