terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um apelo à lógica!

Aranauan, Saravá, Axé!

Por favor, peço aos irmãos para raciocinarem conosco usando apenas a lógica.

Bem, mais uma vez as pessoas envolvidas nos assuntos tergiversam. Literalmente mudam de assunto por não saber o que dizer. Não é mais possível tapar o sol com a peneira. Ninguém pediu para este ou aquele autor escrever um livro. Mas se escreveram e erraram, precisam retificar o exposto perante a comunidade umbandista, pois foi o nome da Umbanda que saiu estampada em boa parte dos seus livros.

No caso do Saraceni a saída foi o oposto do que a lógica e bom senso estimulam proceder. Não só permaneceu com os erros do passado, sem revê-los e corrigi-los, mas publicou novos livros e textos com mais erros ao ponto de se colocar como referência. Gostaríamos apenas de evocar dois pequenos trechos para ilustrar o que afirmamos:

 "Alguém até poderá contestar-me indagando sobre quem me iniciou. E eu só tenho uma resposta: Deus me iniciou e tornou-me um "iniciador natural" de Magias". (O Código da Escrita Mágica Simbólica, pág. 104. Rubens Saraceni) – Sem comentários.

E agora em 2011: "De fato, os leitores e admiradores da obra de Pai Benedito têm do que se orgulharem, pois ela retirou a literatura umbandista de um patamar e a elevou a outro, muito mais elevado e fundamentador da religião Umbanda, patamar esse ainda não alcançado por nenhum outro autor umbandista (espiritual ou encarnado) (...)" (Livros que mudaram a visão sobre a Umbanda, pág. 30 e 31 in Jornal de Umbanda.com.br  4ªed.)

Observem bem meus irmãos a condição que ele coloca o "preto-velho". O que ele afirmou é claro: elevou a literatura umbandista acima de qualquer um, tanto sacerdotes como entidades espirituais, colocando a sua produção como fundamentadora da Umbanda.

Esta visão de Umbanda defendida pelo Saraceni remete a uma monarquia parlamentarista. Onde existe um Rei que reina, mas não governa. Quem governa é o ministro. Como se auto-promover para o cargo de senhor da Umbanda ficaria muito ruim, ele colocou a figura de um "preto-velho" que fala mal de outras pessoas, sugere táticas comerciais, publica erros crassos científicos e religiosos, ou seja, tudo aquilo que um legítimo Preto-Velho jamais faria, para ocupar este "pomposo" cargo. Só que é ele, Saraceni, quem recebe as mensagens do "preto-velho". Pronto! Já sabemos quem vai querer controlar e está montado o cenário para tentar subjugar ideologicamente a nossa comunidade religiosa usando um código ditado por uma "entidade" de Umbanda.

Na perspectiva acadêmica a questão fica ainda pior, se é que existe algo pior do que o exposto. Nenhum acadêmico sério pode levar analisar com rigor as suas obras, porque o Saraceni parte da premissa que suas obras são as melhores, suas palavras para serem aceitas teriam que se tornar dogmas esdrúxulos, algo simplesmente inexistente nas religiões afro-brasileiras.

Façamos um pequeno exercício. Pergunte para qualquer acadêmico que você conheça se ele analisaria um autor na sua área que partisse da premissa que o que ele mesmo escreveu é "fundamentador", está acima de qualquer coisa, ninguém conseguiu alcançá-lo. Fica claro que a análise se inviabilizaria. Pois na academia faz-se necessário o senso crítico e este exige uma análise profunda dos fatos sem apelar para o argumentum ad verecundiam (apelo à autoridade, ou seja ser o certo porque quem professa a sentença se julga melhor, com autoridade sobre o assunto). Primeiro que não existe autoridade, leia-se aqui característica calcada na credibilidade inexistente neste caso, e muito menos valor de verdade verificável no exposto.

Assim fica fácil compreender porque o Saraceni não pode ser estudado na academia sem ser duramente criticado. Criou conceitos sem base lógica, distorceu fatos científicos, deturpou ideias religiosas, enfim a favor de uma doutrina própria usou o nome de um preto-velho para se escudar da agressão ao que existe de mais básico e essencial do conhecimento humano. O que fazer? Já respondemos a importância de se retratar, rever o exposto, entre outras iniciativas que são, no mínimo, necessárias para início de conversa. Porém, repetimos, como largar o osso? Resta colocar novamente que o santo era de barro, caiu e quebrou.

Além do exposto, Saraceni e seus asseclas fogem do discurso acadêmico. Não querem diálogo, taxando-nos de fazar baixaria. Agora qualquer discussão as pessoas vão taxar de baixaria e vão embora? Se não quer discutir no ponto de vista religioso, por que não na academia? Ele, Cumino, não falou que está se formando na academia. Discuta-se então neste nível. Se não queria discutir, por que puxou o assunto?

Ps: Diante desta lógica, naturalmente esta crítica não é acadêmica. Na academia as pessoas não fogem da discussão.

Ps2: O motivo de não podermos discutir as obras do Saraceni na Academia sem criticá-las  duramente estão plenamente respondidas pelo email abaixo do Aramaty, palavras de quem viveu na época os fatos


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Silvio Garcez <aramatyoicd@uol.com.br>
Data: 8 de fevereiro de 2011 14:14
Assunto: Re: [apometria_umbanda] Re: A ideologia codificadora ruiu
Para: apometria_umbanda@yahoogrupos.com.br


 

Aranauan, Saravá a todos ...

Tenho acompanhado de forma muito atenta toda a discussão que tem se desenrolado e este é o momento de me manifestar.
Parece um doença, que volta de tempos em tempos,... Nas primeiras mensagens que foram veiculadas sobre o assunto alguem disse " tudo começou quando um discipulo de Mestre Arhapiagha recebeu um livro..." Pois é ,o discipulo sou eu, e me sinto muito a vontade para falar um pouco deste assunto.
Sim meus caros recebi de um aluno do Ensino Médio (sou também professor de Fisica) o famigerado Livro das Energias, que quando começei a ler fiquei pasmo pois encontrei nele tudo oque há de mais absurdo quando se fala de conceito cientifico. Não acreditei de verdade no que estava lendo e pior, este livro deixava claro que tinha sido escrito através da modalidade mediunica conhecida por psicografia e, se preparem, escrito pelos espiritos que se identificaram como, Galileu Galiei, Isac Newton, Charles Darwin entre outros. Bom das duas uma os os espiritos eram zombeteiros ou o medium bem...não era medium. Mas até ai voces podem perguntar mas o que estes cientistas em espirito escreveram de tão absurdo ? Vamos lá : Já ouviram falar em Ondas Neutronicas ? Que produzem frio e calor ? Sabiam que em baixo de uma arvore faz mais calor do que frio em função destas ondas neutronicas ? Que a força de atração entre a Terra e o a Lua não existe ? entre outras barbaridades que em nome do respeito que tenho por estes consagrados formadores da ciencia declino em reproduzir.Na epoca fui atras de varios cientistas renomados da UNICAMP,USP entre outras universidades e todos foram unanimes em afirmar que o livro todo era uma aberração. Os mais velhos devem lembrar que uma renomada pesquisadora da UNICAMP disse que o livro mais parecia o samba do criolo doido de tanta bobagem que continha. Diversas vezes questionei o autor encarnado Sr. Rubens Saraceni ,do p or que o mesmo não vinha a publico defender as ideias que seu livro continha, sim por que é o minimo que se espera de um escritor que sabe o que esta escrevendo mesmo sendo esta uma obra psicografada. Ele não apareceu e nem deu respostas . O que ele fez foi em um email muito antigo ameaçar Pai Rivas dizendo que iria fazer uma analise profunda da Proto Sintese Cósmica e que iria relançar o Livro das Energias totalmente ampliado ...
O que aconteceu ? Nada e o livro foi retirado de circulação . Se não me engano ele era editado pela Cristalis ou algo similar.
E ai como ficamos ? Algumas pessoas falam que tenho algo pessoal contra o Sr. Saraceni e respondo como sempre respondi : Eu estou defendendo a Umbanda, minha raiz, pois eu tenho de fato uma raiz! Não posso admitir que se escreva tantas barbaridades usando a Umbanda como referencia !
Sr. Saraceni em nome da dignidade Umbandista lhe conclamo mais uma vez, a vir a publico se desculpar publicamente de ste equivoco que foi o lançamento do livro das energias, que segundo ouvi do sr. era o livro base de sua doutrina !!!! A Umbanda não merece isso meu caro !
Se já não bastasse tudo oque falei voltamos a esta questão de codificação. Não vou discorrer mais profundamente sobre esta questão pois os doutos da lista já o fizeram com propriedade e ratifico tudo o que foi falado contra ela. Porem queria deixar uma questão :
A quem interessa que todos rezemos por uma unica cartilha ? Aos ditadores ! Aos que escravizam !Aos mercantilistas.
A quem interessa que sejamos diversos, diferentes ? Aos Democratas, aos que libertam, aos humanistas , aos que produzem bens e bençãos a todos a quem é plural !!!   

Viva a diversidade ! Abaixo a Codificação !!!!

Silvio Garcez - Aramaty
Discipulo de Pai Rivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário