sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tocando nos fatos históricos II...

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Fazendo uma analogia, assim como Fernando Pessoa escreveu "Navegar é preciso, viver não é preciso" enfatizando a importância da navegação em uma época histórica de Portugal, Pai Rivas utilizou "Na Umbanda, responsabilidade é preciso" no vídeo disponível em http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY para retratar a mesma importância de conduzirmos a nossa crença religiosa com responsabilidade.

 

Este vídeo que foi ao ar na rede mundial de computadores no dia 16/02 merece ser assistido na íntegra, pois aborda assuntos importantes para o momento e tenta resolver questões polêmicas chamando os envolvidos para o diálogo. Um diálogo franco, aberto e objetivo a ser realizado no menor espaço de tempo possível e virarmos esta página definitivamente. Apesar da ótima repercussão, até o presente momento os envolvidos não se manifestaram.

 

Independente desta omissão nos propusemos a abordar os temas do vídeo com tranquilidade e, sem fazer alarde, ir tocando nos pontos chaves para que todos compreendam o que aconteceu e está atualmente acontecendo. Vamos lá?

 

Após falar sobre a FTU, Pai Rivas entre o 21min 26seg e 22min 46seg do vídeo comenta que há anos atrás chegara a suas mãos um livro com erros básicos da matemática, filosofia, química, biologia por meio do Aramaty, que é meu irmão de santé. Visando o entendimento, o diálogo, entrou em contato com a pessoa autora destes erros. A resposta que recebera do próprio autor foi que não tinha curso nenhum e que realmente tinha errado e ia retificar. Aqui cabe um comentário. Se isto se concretizasse seria ótimo. Mostraria coerência e sinceridade nos propósitos. Errou, mas iria corrigir e se retratar perante a comunidade. Ótimo desfecho para todos.

 

Ainda no mesmo espaço de tempo citado, Pai Rivas continua falando e lembrando que, ao contrário do que dissera, o autor foi contra o nosso pai espiritual sendo até mesmo interpelado judicialmente. Além de tentar achincalhar o nome do meu Pai como os irmãos puderam ver na mídia internética. O desfecho desta situação todos já sabem e não poderia ser outro. Ficou provado que Pai Rivas nada tinha a ver com o assunto que O levou a ir, pasmem, à delegacia para dar explicações.

 

Continuando no vídeo, entre 22min 47seg e 23min 27seg, fica calara que a postura citada acima, ou seja ter atacado Pai Rivas, é algo muito ruim e a situação piora para quem tem a responsabilidade de ser sacerdote. Na época Pai Rivas desculpou e, segundo Ele próprio, não poderia fazer outra coisa. Retornando a causa original, sobre o assunto inicial que não visava atacar este ou aquele, apenas verificar o que foi escrito carregando o nome de entidades da Umbanda como autora dos erros, Pai Rivas não pode ficar ao lado do autor do livro na hora que a Ciência através do Aramaty confrontou os conceitos. Pai Rivas e todos nós, neste caso, ficamos com a Ciência.


Mais a frente entre o 23min 28seg e 23min 30seg Pai Rivas coloca uma frase-mote que sintetiza bem o que aconteceu:

 

"Na terra é assim: quando você quer fazer um amigo inimigo, diga a ele que está errado".

 

Esperamos que estes trechos do vídeo "Na Umbanda, responsabilidade é preciso..." evocado por nós possam esclarecer muitos pontos das recentes discussões. De qualquer forma, insistimos na importância de assistir o mesmo na íntegra. Vale a pena e vamos dialogando!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário