terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Teologia na Academia e Religião no Terreiro: um diálogo aberto!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

No último texto reiteramos a diferença entre Teologia que está na academia, portanto científica, e a Religião. Estas palavras trazidas pelo nosso pai Espiritual – Pai Rivas – sintetizam bem as características de cada uma sem deixar de criar as pontes entre os vários Saberes e Fazeres por meio do conceito de Espiritualidade.

 

O vídeo de onde transcrevemos estes conceitos está disponível gratuitamente na internet. Chama-se "Na Umbanda, responsabilidade é preciso..." e pode ser acessado neste link: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY

 

Assistir o vídeo na íntegra é imprescindível para compreender o que vem ocorrendo recentemente no nosso meio religioso. Nele as questões críticas, inclusive as recentes polêmicas, são dirimidas com clareza e abre a oportunidade de uma solução que beneficia a todos.

 

Por conta da sua abordagem, estamos tematizando o vídeo e trabalhando as ideias em textos curtos, porém – escusamos a insistência – é de suma importância assistir o vídeo todo.

 

Pois bem, retomando o raciocínio, Pai Rivas apresenta entre 10min e 27seg e 11min e 27seg a importância da biologia molecular, por exemplo, para o teólogo. Pois por ela entendemos que as moléculas são formadas por átomos. Também podem ser classificadas em moléculas simples e complexas. Para falar sobre isto é necessário conhecer certos pressupostos. A teologia se preocupa com isto para dar substrato ao teólogo na compreensão da relação do homem com a natureza, com a sociedade e com o Sagrado. Por meio desta visão ampliada, construímos uma cosmovisão segura que não nega o conhecimento adquirido pelo homem.

 

Mais a frente entre o 12º minuto e 12min e 49seg Pai Rivas comenta sobre a criação da Faculdade de Teologia com finalidade de fazer esta aproximação entre as diversas fontes de conhecimento humano. Retirando a Umbanda do estigma de cultura de periferia. Afinal, somos discriminados, historicamente taxados como acessórios.

Hoje não! Podemos afirmar com satisfação que estamos inseridos e em contato direto com todas as demais religiões por meio da FTU. Mais do que isto, podemos dialogar com a Ciência e os outros setores.

 

Não é verdade meus irmãos?

E deixa a Gira girar!

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário