quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Toque de Caboclo, um toque que alcança o Espírito!

Aranauan, Saravá, Axé!

No último dia 19/02 foi realizado nas dependências da FTU(Faculdade de Teologia Umbandista) o Toque de Caboclo que marca o início do seu ano litúrgico. Neste rito em louvação ao Caboclo, o Orixá do Brasil, várias lideranças dialogaram entre si e com a faculdade concretizando a convivência pacífica.

Ressalto que os dirigentes vieram de diversos lugares: São Paulo (várias cidades), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, entre outros. Nada mais nada menos que 51 templos destes estados se reuniram na FTU para louvar o Caboclo, para atender a comunidade que como de praxe lotou as dependências da faculdade.

Outro ponto alto do Toque foi o lançamento da 4ª edição do livro "Exu – O Grande Arcano". Uma edição revista, atualizada e ampliada que marcou a inauguração de uma editora com foco nas Religiões Afro-brasileiras. Trata-se da Ayom Editora conduzida por nosso irmão de santé mestre Obashanan. O que parecia impossível se concretizou diante de nossos olhos. Um livro maravilhoso, realmente paradigmático em suas três primeiras edições ficou melhor ainda na quarta edição.

Os textos complementares, as notas de rodapé, a orelha, os adendos e, obviamente não poderia de deixar passar em branco, um CD... Um CD não O CD com letras garrafais. São nada mais nada menos que 30 faixas trazendo toques, orikis, pontos cantados de raiz das mais variadas Escolas sendo intermediadas pelas palavras do Exu Sr... que ditou o livro. Simplesmente Exu na palavra de Exu...

Após a apresentação do livro pelo Pai Rivas iniciou o Toque propriamente dito. Neste momento nossa voz se cala diante da força do Caboclo, ou melhor, de todos os Caboclos presentes que trabalhando com seus cavalos de diferentes locais do Brasil reviveram mais uma noite a Tradição. A Tradição que preza pela Cooperação, pela Paz, pela realização do ser em aspectos individuais, coletivos e espirituais consubstanciada na distribuição do Axé, fortalecendo a nossa convicção de pertencer e lutar pela diversidade nas Religiões Afro-brasileiras.

Para ler mais sobre o Toque de Caboclo e ver algumas fotos do rito, sugerimos acessar a publicação 123 do "Blog Espiritualidade e Ciência" disponível em:
http://sacerdotemedico.blogspot.com/2011/02/toque-de-caboclo.html

 

E deixa a Gira girar!



Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Um comentário:

  1. OLÁ ME CHAMO EDUARDO GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ADQUIRIR UM EXEMPLAR DO LIVRO 4 EDIÇAO EXU O GRAN ARCANO, POIS JÁ CONSULTEI VÁRIAS LIVRARIAS E NADA, POSTEIS ALGUNS E-MAIL NA FALCUDADE E NÃO TIVE RESPOSTA.
    AGUARDAREI UM RETORNO.
    MEUS CONTATOS:

    011 7367-2430
    EGOMES.ANDRADE@GMAIL.COM
    EGOMES8@ITELEFONICA.COM.BR

    UM GRANDE ABRAÇO

    EDUARDO GOMES

    ResponderExcluir