sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tocando nos fatos históricos...

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Ao longo dos últimos dias temos discutido nos fóruns ideias importantes apresentadas pelo Pai Rivas. Estes conceitos estão no vídeo "Na Umbanda, responsabilidade é preciso..." e está disponível no canal do Youtube - http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY

 

Trata-se de um vídeo histórico e que merece ser assistido na íntegra. Nele podemos perceber a característica perene do Pai Rivas; com tranquilidade e sem rancor nenhum aborda os mais variados temas com objetividade e verdade. Neste sentido, estimulados pelas palavras do vídeo, começaremos a tratar os assuntos mais polêmicos sem perder o foco do benefício coletivo e da serenidade tão necessária.

 

Entre 18min 20seg e 19min 11seg do vídeo em questão Pai Rivas afirma que ao formar o seu templo, desde a década de 60, ficara perplexo como certas pessoas tratavam a Umbanda. Tratavam diferente de quando iam à igreja Católica, por exemplo, pois consideravam as nossas entidades como escravas do  passado, pedindo isto e aquilo. Pediam a elas como pediam no passado. O vô Matta (Mestre Yapacani) certamente foi um dos principais responsáveis pela mudança deste cenário. Pai Rivas falou de um, mas poderia falar de vários outros exemplos.

 

Ainda no vídeo, mais precisamente entre 19min 15seg e 20min 37seg, vô Matta sempre fez uma ligação entre Ciência e Religião. Nunca deixou frouxa esta ligação, nunca deixou dúbia esta relação. Esta Raiz que Pai Rivas herdou propiciou que em 2004 a FTU (Faculdade de Teologia Umbandista) surgisse, recebendo a autorização e credenciamento do MEC (Ministério da Educação). Pela primeira vez uma instituição umbandista, Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD), mantenedora da FTU dava luz à sociedade uma percepção de que as religiões afro-brasileiras não eram submissas. Tem algo a dizer a própria sociedade, podendo ajudar na erradicação da desigualdade, injustiça, exclusão e falta de Espiritualidade. As Religiões Afro-brasileiras como um todo e não só a Umbanda.

 

Mantendo a abordagem construtiva, Pai Rivas continua lembrando que algumas pessoas ficaram chateadas por não terem fundado a faculdade. Mas quando surgiu a faculdade, Pai Rivas chamou algumas lideranças para dialogar (um vídeo recente mostrou isto – http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/hzCUKyQNAzw). Acharam na época que se queria o lugar deles, ser mais do que eles. Mas não, Pai Rivas colocou de forma cristalina que a luta Dele é pela educação e é este lugar que nós buscamos. Não queremos outra coisa se não esta. Este trecho pode ser assistido no vídeo entre 20min 38seg e 21min 25seg.

 

É neste contexto que gostaríamos de convidar a todos os irmãos para assistir o vídeo integralmente e dialogar conosco, mesmo os assuntos polêmicos, visando sempre o bem coletivo. Vamos lá?

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário