segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto + vídeo "Teologia e Medicina Integrativa"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto e vídeo inéditos publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

Leia o Resumo:

Apesar dos avanços inquestionáveis da ciência e da grande sofisticação tecnológica, os problemas milenares da humanidade continuam os mesmos.

As religiões por sua vez mais interessadas no marketing religioso (há honrosas exceções) e muitas delas, de há muito, por posicionarem-se de forma fundamentalista deflagraram ignominiosas guerras fratricidas. Por isso, encontram-se alheias aos avanços e descobertas das ciências.

Acreditamos que cabe à Teologia (Conhecimento Religioso), pois sendo uma disciplina acadêmica, pautada no senso crítico fazer a interface do diálogo entre ciência e religião. É com este escopo que surgiu a FTU – Faculdade de Teologia Umbandista com ênfase nas religiões afro-brasileiras, justamente para facilitar e promover esse diálogo à exaustão.

Palavras-chave: Ciência, FTU, Medicina Integrativa, Religião, Teologia

 

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Relacionando causa e efeitos

Aranauan, Saravá, Axé,

 

Nos últimos dias temos apresentado temas de importância que foram discutidos de maneira ampla pelo Pai Rivas neste vídeo: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/2/RIrhKekICbY

 

Como reiteramos algumas vezes, entendemos ser muito importante assistir o vídeo como um todo. Porém, para exercitar um diálogo continuado, estamos evocando alguns trechos do referido vídeo para trocar impressões e estimular boas ações em benefício do coletivo.


No último texto comentamos sobre a origem destas questões mais polêmicas surgidas nos fóruns de discussão na internet. Refiro-me principalmente quando o Aramaty, nosso irmão de santé, constatou vários erros na obra "O Livro das Energias" e na discussão aberta à comunidade umbandista gerou uma série de questões que se desdobram até os dias atuais. Vamos compreender os fatos na abordagem que Pai Rivas fez sobre esta situação.

 

Entre 23min 47seg e 24min 50seg, Pai Rivas busca as causas e efeitos evocando a mesma lógica de Aristóteles e Newton ao desenvolver suas respectivas teorias. A causa foi esta: "O Livro das Energias" apresentou muitos erros, sinceramente, um livro desastroso em conceitos. Pai Rivas interessado pela Educação, procurou discutir os mesmos. Em nenhum momento quis inimizades, apenas dialogar. Pai Rivas frisa com clareza que não se coloca como detentor da verdade. Afinal, todas as Escolas das Religiões Afro-brasileiras possuem igual importância, porém sem exacerbar conceitos científico, religioso, artístico, filosófico e teológico.

 

Entre 24min 51seg e 25min 43seg, Pai Rivas continua a abordar o fato. O que houve? A pessoa autora do referido livro, para colocar meu pai na mesma situação, iniciou um processo de varredura nas obras do Pai Rivas para tentar achar erros. Mais do que isto: de uma forma pouco fraterna levou ao tribunal Pai Rivas mais de uma vez e o autor do livro com erros perdeu nas duas instâncias. Sinceramente não sabemos se seguirá em outras instâncias, mas Pai Rivas coloca que, pasmem, este grupo deve proceder assim novamente. Assim temos o efeito: querer processar Pai Rivas. E eles agiram exatamente desta forma.

 

Os irmãos agora entendem o porquê de tudo isto ter ocorrido. O nexo causal ficou claro para todos neste trecho e vale a pena assistir o próprio Pai Rivas explicando com uma objetividade, honestidade e transparência que minhas palavras certamente não conseguiram atingir. Por isto, peço a gentileza de acessarem o citado vídeo no link divulgado.


E deixa a Gira girar!

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mais fotos do Toque de Caboclo!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Já estão no ar mais vinte fotos do Rito de Oxóssi! Para acessá-las, vá ao Blog "Espiritualidade e Ciência" -  http://espiritualidadeciencia.wordpress.com e verifique no lado direito o campo "Toque de Caboclo – 2011" logo abaixo dos seguidores do blog. 


Importante. Para ver a foto em tamanho ampliado, basta clicar na mesma.

 

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Tocando nos fatos históricos II...

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Fazendo uma analogia, assim como Fernando Pessoa escreveu "Navegar é preciso, viver não é preciso" enfatizando a importância da navegação em uma época histórica de Portugal, Pai Rivas utilizou "Na Umbanda, responsabilidade é preciso" no vídeo disponível em http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY para retratar a mesma importância de conduzirmos a nossa crença religiosa com responsabilidade.

 

Este vídeo que foi ao ar na rede mundial de computadores no dia 16/02 merece ser assistido na íntegra, pois aborda assuntos importantes para o momento e tenta resolver questões polêmicas chamando os envolvidos para o diálogo. Um diálogo franco, aberto e objetivo a ser realizado no menor espaço de tempo possível e virarmos esta página definitivamente. Apesar da ótima repercussão, até o presente momento os envolvidos não se manifestaram.

 

Independente desta omissão nos propusemos a abordar os temas do vídeo com tranquilidade e, sem fazer alarde, ir tocando nos pontos chaves para que todos compreendam o que aconteceu e está atualmente acontecendo. Vamos lá?

 

Após falar sobre a FTU, Pai Rivas entre o 21min 26seg e 22min 46seg do vídeo comenta que há anos atrás chegara a suas mãos um livro com erros básicos da matemática, filosofia, química, biologia por meio do Aramaty, que é meu irmão de santé. Visando o entendimento, o diálogo, entrou em contato com a pessoa autora destes erros. A resposta que recebera do próprio autor foi que não tinha curso nenhum e que realmente tinha errado e ia retificar. Aqui cabe um comentário. Se isto se concretizasse seria ótimo. Mostraria coerência e sinceridade nos propósitos. Errou, mas iria corrigir e se retratar perante a comunidade. Ótimo desfecho para todos.

 

Ainda no mesmo espaço de tempo citado, Pai Rivas continua falando e lembrando que, ao contrário do que dissera, o autor foi contra o nosso pai espiritual sendo até mesmo interpelado judicialmente. Além de tentar achincalhar o nome do meu Pai como os irmãos puderam ver na mídia internética. O desfecho desta situação todos já sabem e não poderia ser outro. Ficou provado que Pai Rivas nada tinha a ver com o assunto que O levou a ir, pasmem, à delegacia para dar explicações.

 

Continuando no vídeo, entre 22min 47seg e 23min 27seg, fica calara que a postura citada acima, ou seja ter atacado Pai Rivas, é algo muito ruim e a situação piora para quem tem a responsabilidade de ser sacerdote. Na época Pai Rivas desculpou e, segundo Ele próprio, não poderia fazer outra coisa. Retornando a causa original, sobre o assunto inicial que não visava atacar este ou aquele, apenas verificar o que foi escrito carregando o nome de entidades da Umbanda como autora dos erros, Pai Rivas não pode ficar ao lado do autor do livro na hora que a Ciência através do Aramaty confrontou os conceitos. Pai Rivas e todos nós, neste caso, ficamos com a Ciência.


Mais a frente entre o 23min 28seg e 23min 30seg Pai Rivas coloca uma frase-mote que sintetiza bem o que aconteceu:

 

"Na terra é assim: quando você quer fazer um amigo inimigo, diga a ele que está errado".

 

Esperamos que estes trechos do vídeo "Na Umbanda, responsabilidade é preciso..." evocado por nós possam esclarecer muitos pontos das recentes discussões. De qualquer forma, insistimos na importância de assistir o mesmo na íntegra. Vale a pena e vamos dialogando!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tocando nos fatos históricos...

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Ao longo dos últimos dias temos discutido nos fóruns ideias importantes apresentadas pelo Pai Rivas. Estes conceitos estão no vídeo "Na Umbanda, responsabilidade é preciso..." e está disponível no canal do Youtube - http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY

 

Trata-se de um vídeo histórico e que merece ser assistido na íntegra. Nele podemos perceber a característica perene do Pai Rivas; com tranquilidade e sem rancor nenhum aborda os mais variados temas com objetividade e verdade. Neste sentido, estimulados pelas palavras do vídeo, começaremos a tratar os assuntos mais polêmicos sem perder o foco do benefício coletivo e da serenidade tão necessária.

 

Entre 18min 20seg e 19min 11seg do vídeo em questão Pai Rivas afirma que ao formar o seu templo, desde a década de 60, ficara perplexo como certas pessoas tratavam a Umbanda. Tratavam diferente de quando iam à igreja Católica, por exemplo, pois consideravam as nossas entidades como escravas do  passado, pedindo isto e aquilo. Pediam a elas como pediam no passado. O vô Matta (Mestre Yapacani) certamente foi um dos principais responsáveis pela mudança deste cenário. Pai Rivas falou de um, mas poderia falar de vários outros exemplos.

 

Ainda no vídeo, mais precisamente entre 19min 15seg e 20min 37seg, vô Matta sempre fez uma ligação entre Ciência e Religião. Nunca deixou frouxa esta ligação, nunca deixou dúbia esta relação. Esta Raiz que Pai Rivas herdou propiciou que em 2004 a FTU (Faculdade de Teologia Umbandista) surgisse, recebendo a autorização e credenciamento do MEC (Ministério da Educação). Pela primeira vez uma instituição umbandista, Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD), mantenedora da FTU dava luz à sociedade uma percepção de que as religiões afro-brasileiras não eram submissas. Tem algo a dizer a própria sociedade, podendo ajudar na erradicação da desigualdade, injustiça, exclusão e falta de Espiritualidade. As Religiões Afro-brasileiras como um todo e não só a Umbanda.

 

Mantendo a abordagem construtiva, Pai Rivas continua lembrando que algumas pessoas ficaram chateadas por não terem fundado a faculdade. Mas quando surgiu a faculdade, Pai Rivas chamou algumas lideranças para dialogar (um vídeo recente mostrou isto – http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/hzCUKyQNAzw). Acharam na época que se queria o lugar deles, ser mais do que eles. Mas não, Pai Rivas colocou de forma cristalina que a luta Dele é pela educação e é este lugar que nós buscamos. Não queremos outra coisa se não esta. Este trecho pode ser assistido no vídeo entre 20min 38seg e 21min 25seg.

 

É neste contexto que gostaríamos de convidar a todos os irmãos para assistir o vídeo integralmente e dialogar conosco, mesmo os assuntos polêmicos, visando sempre o bem coletivo. Vamos lá?

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Formação de terreiro no terreiro

Aranauan, Saravá, Axé!

 

As ideias que temos discutido baseadas no vídeo: "Na Umbanda, responsabilidade é preciso" disponível em http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY possuem força, pois estamos preocupados em falar a verdade visamos o bem coletivo. Também se deve ao fato de Pai Rivas estar nas religiões Afro-brasileiras desde os Seus 12 anos de idade. Está há 48 anos nas Religiões Afro-brasileiras. Logo o que é afirmado possui vivência no terreiro, no santo. Ainda nas Religiões Afro-brasileiras, segundo o próprio Pai Rivas, foi possível encontrar muitos amigos, o mistérios da vida, os desígnios da vida, formando a Sua família espiritual e carnal, amizade em dimensão espírito. Desde 1968 está com casa aberta, ou seja, há 43 anos. Além disto, fundou a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino em 1970. Isto pode ser ouvido entre 14min 50seg e 16min 07seg do vídeo em questão.

 

Nestes mais de quarenta anos, Pai Rivas afirma que aprendeu muita coisa e o aprendizado não pára. Por isto que defende a constante mudança. A nossa tradição é a contínua mudança. Não temos nada acabado. Se tivesse acabado, sinceramente seria uma frustração pensar assim. Isto foi colocado entre o minuto 16min 15seg e 17 minutos do mesmo vídeo.

 

Vamos dialogando que ainda temos muitos assuntos para trocar nos fóruns com todos.

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Fotos do Toque de Caboclo!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Já estão no ar as primeiras fotos do Rito de Oxóssi! Para acessá-las, vá ao Blog "Espiritualidade e Ciência" -  http://espiritualidadeciencia.wordpress.com e verifique no lado direito o campo "Toque de Caboclo – 2011" logo abaixo dos seguidores do blog. 


Importante. Para ver a foto em tamanho ampliado, basta clicar na mesma.

 

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Toque de Caboclo, um toque que alcança o Espírito!

Aranauan, Saravá, Axé!

No último dia 19/02 foi realizado nas dependências da FTU(Faculdade de Teologia Umbandista) o Toque de Caboclo que marca o início do seu ano litúrgico. Neste rito em louvação ao Caboclo, o Orixá do Brasil, várias lideranças dialogaram entre si e com a faculdade concretizando a convivência pacífica.

Ressalto que os dirigentes vieram de diversos lugares: São Paulo (várias cidades), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, entre outros. Nada mais nada menos que 51 templos destes estados se reuniram na FTU para louvar o Caboclo, para atender a comunidade que como de praxe lotou as dependências da faculdade.

Outro ponto alto do Toque foi o lançamento da 4ª edição do livro "Exu – O Grande Arcano". Uma edição revista, atualizada e ampliada que marcou a inauguração de uma editora com foco nas Religiões Afro-brasileiras. Trata-se da Ayom Editora conduzida por nosso irmão de santé mestre Obashanan. O que parecia impossível se concretizou diante de nossos olhos. Um livro maravilhoso, realmente paradigmático em suas três primeiras edições ficou melhor ainda na quarta edição.

Os textos complementares, as notas de rodapé, a orelha, os adendos e, obviamente não poderia de deixar passar em branco, um CD... Um CD não O CD com letras garrafais. São nada mais nada menos que 30 faixas trazendo toques, orikis, pontos cantados de raiz das mais variadas Escolas sendo intermediadas pelas palavras do Exu Sr... que ditou o livro. Simplesmente Exu na palavra de Exu...

Após a apresentação do livro pelo Pai Rivas iniciou o Toque propriamente dito. Neste momento nossa voz se cala diante da força do Caboclo, ou melhor, de todos os Caboclos presentes que trabalhando com seus cavalos de diferentes locais do Brasil reviveram mais uma noite a Tradição. A Tradição que preza pela Cooperação, pela Paz, pela realização do ser em aspectos individuais, coletivos e espirituais consubstanciada na distribuição do Axé, fortalecendo a nossa convicção de pertencer e lutar pela diversidade nas Religiões Afro-brasileiras.

Para ler mais sobre o Toque de Caboclo e ver algumas fotos do rito, sugerimos acessar a publicação 123 do "Blog Espiritualidade e Ciência" disponível em:
http://sacerdotemedico.blogspot.com/2011/02/toque-de-caboclo.html

 

E deixa a Gira girar!



Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto + fotos "Toque de Caboclo"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto e vídeo inéditos publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

Toque de Caboclo

Leia um trecho:

Realizamos no dia 19 mais um Toque de Caboclo quando compartilhamos com vários filhos espirituais, filhos de fé, irmãos espirituais, o respeito às diferenças, a fraternidade, a renovação e redistribuição de Axé em forma de bênçãos e energias positivas.

O Rito é um indício de pluralidade, de ancestralidade comum, já que Caboclo é nome genérico do Ancestral indígena brasileiro – Orixá do Brasil – que pode estar representando um Orixá ou a si próprio, o qual "baixa" nos Candomblés de Caboclo, Jurema, Pajelança, Toré, Terreiros de Umbanda e outras veneráveis Escolas. Na verdade, o Caboclo (a Entidade Ancestral Caboclo) sendo comum a vários ritos, é fator decisivo de convivência pacífica e solidária entre as várias etnias com suas religiões e crenças.

 

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Liberdade e Responsabilidade para fazer Metafísica

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Nós que estamos nas listas há alguns anos sabemos da importância de escrever com responsabilidade. Utilizando as palavras do Pai Rivas, quem é responsável pelo que faz não dá falsa palavra. A responsabilidade e liberdade estão muito próximas e para que uma sustente a outra é importante não dar falsas respostas. Estas palavras podem ser ouvidas no vídeo disponível neste link: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY

 

O trecho que destacamos está entre 12min 52seg e 13min 25seg. Gostaríamos de deixar claro que na condição de filho espiritual do Pai Rivas é óbvio que somos a favor da gestalt, logo sugerimos assistir todo o vídeo que encerra conceitos importantes. Acessá-los isoladamente pouco ou quase nada permite compreender a profundidade destas palavras que carreiam responsabilidade.


Um dos temas que expressam esta profundidade, como exemplo, está no trecho entre 13min 26seg e 14min 40seg. O mesmo trata da Metafísica. A física não se preocupa em entender o porquê de existir o universo ou o homem. As causas primeiras ficaram para a metafísica. A metafísica não aceita qualquer coisa. Ela tem uma lógica, tem as suas leis. Usando de deduções e induções, procedendo com critério. Sendo assim, fazer metafísica é algo que necessita da responsabilidade evocada no primeiro parágrafo. Reflitamos sobre isto...

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Teologia na Academia e Religião no Terreiro: um diálogo aberto!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

No último texto reiteramos a diferença entre Teologia que está na academia, portanto científica, e a Religião. Estas palavras trazidas pelo nosso pai Espiritual – Pai Rivas – sintetizam bem as características de cada uma sem deixar de criar as pontes entre os vários Saberes e Fazeres por meio do conceito de Espiritualidade.

 

O vídeo de onde transcrevemos estes conceitos está disponível gratuitamente na internet. Chama-se "Na Umbanda, responsabilidade é preciso..." e pode ser acessado neste link: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY

 

Assistir o vídeo na íntegra é imprescindível para compreender o que vem ocorrendo recentemente no nosso meio religioso. Nele as questões críticas, inclusive as recentes polêmicas, são dirimidas com clareza e abre a oportunidade de uma solução que beneficia a todos.

 

Por conta da sua abordagem, estamos tematizando o vídeo e trabalhando as ideias em textos curtos, porém – escusamos a insistência – é de suma importância assistir o vídeo todo.

 

Pois bem, retomando o raciocínio, Pai Rivas apresenta entre 10min e 27seg e 11min e 27seg a importância da biologia molecular, por exemplo, para o teólogo. Pois por ela entendemos que as moléculas são formadas por átomos. Também podem ser classificadas em moléculas simples e complexas. Para falar sobre isto é necessário conhecer certos pressupostos. A teologia se preocupa com isto para dar substrato ao teólogo na compreensão da relação do homem com a natureza, com a sociedade e com o Sagrado. Por meio desta visão ampliada, construímos uma cosmovisão segura que não nega o conhecimento adquirido pelo homem.

 

Mais a frente entre o 12º minuto e 12min e 49seg Pai Rivas comenta sobre a criação da Faculdade de Teologia com finalidade de fazer esta aproximação entre as diversas fontes de conhecimento humano. Retirando a Umbanda do estigma de cultura de periferia. Afinal, somos discriminados, historicamente taxados como acessórios.

Hoje não! Podemos afirmar com satisfação que estamos inseridos e em contato direto com todas as demais religiões por meio da FTU. Mais do que isto, podemos dialogar com a Ciência e os outros setores.

 

Não é verdade meus irmãos?

E deixa a Gira girar!

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Qual a diferença entre Ciência e Religião?

Aranauan, Saravá, Axé,


Dando continuidade aos temas abordados no vídeo "Na Umbanda, responsabilidade é preciso...", sugerimos assisti-lo na íntegra para entendimento pleno. O mesmo pode ser acessado neste link: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY

 

Hoje vamos falar sobre uma frase-mote importante: "Para mim Espiritualidade é a arte de ser Espírito. É a arte de se ver de se viver como Espírito". Isto foi dito entre os minutos 08:18 e 08:22.  

 

Mais a frente (entre 08:38/09:12) é colocado um importante conceito que diferencia teologia e religião. O senso crítico na religião é teologia. Passa pelo crivo da razão, da lógica e do bom senso. Isto é fundamental para a nossa discussão.

 

Vamos dialogando?

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto + vídeo "Introdução da atuação recíproca entre Medicina e Religiões Afro-brasileiras"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto e vídeo inéditos publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

Introdução da atuação recíproca entre Medicina e Religiões Afro-brasileira


Leia um trecho:

O ser espiritual manifesta-se em primeira instância na mente, essa por sua vez no sistema nervoso central e periférico que tem a função, juntamente com o psiquismo, de levar as informações espirituais a toda a economia orgânica. Para melhor entendermos o processo da manifestação do espírito disponibilizamos o diagrama que se segue:

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Esclarecimentos são importantes para a Paz

Aranauan, Saravá, Axé!

 
Nesta última quinta-feira Pai Rivas tornou público um manifesto à Sociedade civil e à comunidade das Religiões Afro-brasileiras. Ao final do mesmo, um vídeo foi apresentado e coloca de forma clara, crítica e decisiva posicionamentos que visam resolver definitivamente estas questões recentes e antigas.


Sugerimos assistir o vídeo na íntegra para entendimento pleno. O mesmo pode ser acessado neste link: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/1/RIrhKekICbY

 

Vários temas são abordados e ao longo desta semana gostaria de chamar atenção para alguns trechos que são bem interessantes de serem discutidos nas listas. Vamos dialogar?

 

Pois bem, entre o primeiro minuto até quatro minutos e vinte segundos, Pai Rivas coloca a importância de existir respeito entre os religiosos e cientistas. Ou seja, o religioso só deve entrar na seara do cientista ou vice-versa quando souber do que está falando. É por este motivo que a se evoca o diálogo para aproximar a visão do religioso, teólogo, cientista, artista e filósofo de forma verdadeira e produtiva para todos.

Neste sentido Pai Rivas construiu uma teoria geral onde existe um ponto comum entre todos estes setores. Trata-se da Espiritualidade que é inerente aos seres humanos, vivente em seu interior, e que independe da religião. A Espiritualidade pode ser acessada no Inconsciente, desde que seu conteúdo seja decodificado e traduzido de forma adequada para o Consciente. Este ponto específico Pai Rivas vai falar no minuto sete do vídeo.

 

Ainda sim, Pai Rivas coloca que não pode falar em nome de todos. Fala a partir do ponto de vista Dele, pois existem pessoas que pensam diferente e estas precisam ser respeitadas. Pai Rivas evoca novamente a frase-mote: "Não tenho a última resposta, pois não tenho a última pergunta". Com isto, também não coloca as Suas obras como melhores ou deixa a entender que tudo que Ele escreve é melhor. Com certeza não, pois – ainda nas palavras do Pai Rivas – estaria desrespeitando outros sacerdotes da nossa confissão religiosa e de outras confissões ao achar que a nossa visão é melhor que as demais confessionalidades.

 

Gostaram meus irmãos? Então vamos dialogar assistindo o vídeo!

Será um prazer conversar sobre assuntos produtivos como estes e que beneficiam todos nós.


E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A bem da verdade

Aranauan, Saravá, Axé,

Meus irmãos planetários. Foi com alegria que li o último
Manifesto à Sociedade Brasileira, em especial, à Comunidade das Religiões Afro-brasileiras do Pai Rivas. Este manifesto é acompanhado por um vídeo marcante, mas antes de citá-lo com detalhes, gostaria de retomar um assunto. Afirmamos que estamos dispostos a deixar nossas diferenças de lado para nos unirmos contra o inimigo comum: doença, ignorância, dor, angústia, ódio, apego, enfim expressões da desigualdade que permeia a nossa sociedade.

Só abriríamos exceção à postura informada se, e somente se, ataques ou inverdades fossem proferidos às ideias que defendemos. Discordar de nossas ideias faz parte do processo dialógico, mas atacar ou faltar com a verdade não.

Por este motivo estamos acompanhando na internet a colocação de processo contra meu Pai invocando a codificação. Primeiro que o mérito do processo não era este e segundo que somos nós da Escola de Síntese que nos colocamos contra a codificação.

Invertem-se os fatos, pois quem escreveu e ainda escreve a favor de uma codificação é o Saraceni, apoiado por seus seguidores. Respeitamos a visão deles, mas discordamos e apresentamos o argumento que sustenta este raciocínio. No processo movido contra meu Pai, colocando-O como réu – algo impensado por qualquer irmão de bom senso – e que a AUEESP perdeu, a instituição tentou entre outras coisas tirar de circulação um dos livros do Pai Rivas e retificar a opinião da Escola Esotérica.

Mais do que colocar a nossa visão sobre estes fatos, gostaria de evocar a decisão do juiz de direito que julgou em primeira instância dando perda de causa para a AUEESP:

"(...)A publicação da obra do réu nada mais foi que a manifestação de seu pensamento sobre os aspectos da religião. As afirmações feitas sobre a entidade e outros aspectos da religião, que a autora entende ofensivas, revelam apenas a opinião do réu sobre tais assuntos. E isso não pode ser considerado ato ilícito. Ademais, não houve intenção ofensiva. A obra não foi escrita com o objetivo de ofender os seguidores da Umbanda nem os integrantes da sociedade autora. Como se pode concluir, a obra foi escrita com fins de debater o tema, com fins doutrinários, e não para ofender a outrem. Não há nenhum elemento concreto que revele uma intenção lesiva. E a mera expressão de opinião, sem ânimo de ofender, não caracteriza ato ilícito para fins indenizatórios. Repita-se que se trata de garantia individual constitucional. Realmente, o réu limitou-se a emitir sua opinião a respeito de aspectos da religião. E esse direito é garantido. A manifestação do pensamento não pode ser censurada em decorrência de meras divergências de opiniões. Ademais, existe outra questão relevante. O réu exerceu seu direito de manifestação do pensamento sobre um assunto religioso; e, em tal matéria, não existe uma verdade absoluta, que torne seus aspectos inquestionáveis e sem possibilidade de discussão nem debate doutrinário. Realmente, aspectos de uma religião não são verdades absolutas à semelhança do que ocorre com enunciados científicos. Um teorema matemático ou uma lei da física podem ser demonstrados e ser caracterizados como verdades absolutas. Não é o que ocorre com aspectos religiosos, em que não há caracterizações definidas sem possibilidade de questionamento e debate. Na religião, ao contrário, há diversas variantes, com posicionamentos distintos; as Humanidades não são Ciências Exatas. E todos eles devem ser respeitados. O posicionamento individual de cada um a esse respeito deve ser preservado. O sentimento religioso admite várias vertentes a respeito de um mesmo tema, com efeito. (...)Por tais razões, suficiente, o pedido deve ser rejeitado. Julgo IMPROCEDENTE a ação. Condeno a autora a pagar as custas e despesas processuais, atualizadas, bem como honorários advocatícios (...)"

Em tempo. O processo é o de número: 583.00.2008.206802-0, disponível no site do TJ-SP.

Vejam meus irmãos que o juiz critica àqueles que cometem erros e não a opinião. O juiz julgou as palavras do Pai Rivas como opinião de uma Escola. Não foi o Pai Rivas que escreveu erros científicos, todos sabem quem escreveu os erros e este estaria passível de perder se fossem processados.

Pai Rivas, mesmo podendo fazê-lo, não procedeu desta maneira. Aliás, a AUEESP deveria seguir este mesmo exemplo e processar apenas os que depõem contra a nossa religião. Vide a obra do Edir Macedo que está em circulação novamente.

Mas vamos analisar os fatos. Todos nós sabemos quem cometeu estes erros. Ainda sim, mantemos nossa posição pacífica, mas pacífica de verdade. Isto passa por resolver a questão de vez fazendo uso dos fatos, da lógica e do bom senso. Evocando estes elementos sugerimos o vídeo do Pai Rivas publicado na quinta: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RIrhKekICbY

Assistam meus irmãos. São 48 minutos esclarecedores!

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto + vídeo "Manifesto à Sociedade Brasileira, em especial, à Comunidade das Religiões Afro-brasileiras"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto e vídeo inéditos publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

Manifesto à Sociedade Brasileira, em especial, à Comunidade das Religiões Afro-brasileiras

Leia um trecho:

A Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino – OICD -, fundada por nós em 1970, é um Templo que defende e sustém a Escola de Síntese, a qual ocupa na Umbanda uma posição de vanguarda, pois apresenta um enfoque que abrange todas as Escolas ou Segmentos de Umbanda. Não discrimina nenhum setor filosófico-religioso, científico ou artístico; É não-excludente, grassando de forma explicita que todas as Escolas têm seu valor, sendo todas igualmente respeitadas.

A Escola de Síntese, esposada pela OICD, é o pensamento filosófico e doutrinário propagado pela Umbanda. Não se trata apenas de escola de ensino, mas de uma Filosofia baseada em Epistemologia, Ética e Método.

Nesta linha filosófico-doutrinária fundamos o Instituto de Estudos Avançados e Pesquisas em Teologia – IEAPT -, que promove atividades diversas, tais como workshops e seminários temáticos, permitindo aos participantes reconhecer a essência das questões propostas, encontrando soluções abrangentes e universais para os problemas que afligem os indivíduos nos aspectos espiritual, social, político e econômico.

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Assuntos de importância para as Religiões Afro-brasileiras

Aranauan, Saravá, Axé,


Bem, sobre as discussões recentes, percebi que um grupo de pessoas não optou pela união. Pior, continuou faltando com a verdade evocando físicos renomados para legitimar um conjunto de conceitos que não tem sentido para um aluno do ensino primário, quiçá para a física quântica.


Alertamos que o castelo era de cartas e tinha desmoronado não só desta vez, mas em outra circunstância que o nosso interlocutor novamente faltou com a verdade e tergiversou nas questões críticas.


Como disse anteriormente, sempre que algum conceito que vá contra a minha ou qualquer Escola apareça, imediatamente me posicionarei. Com tranquilidade, serenidade, coerência e bom senso. Fora isto, nada a declarar. Não estamos na terra para perder tempo, mas sim fazer amigos. Já dizia o Exu Sr ... . Laroyê!

Então gostaria de encerrar este texto trazendo coisas boas, assuntos que nos beneficiam verdadeiramente. Gostaria de transcrever o Manifesto dos Teólogos com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras para mostrar o que é uma formação acadêmica de fato, uma vivência de quatro anos com disciplinas das mais variadas e a força da teologia das religiões Afro-brasileiras. Como todos nós que estamos em São Paulo ou não, que fizemos o curso ou não somos igualmente beneficiados.

Este manifesto pode ser lido também no sítio:
http://sacerdotemedico.blogspot.com/2011/02/manifesto-dos-teologos-com-enfase-nas.html

Boa leitura e reflexão!

 

 

Manifesto dos Teólogos com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras

À Sociedade Civil,

1. Quem somos

1.1 Antes de iniciar este diálogo, gostaríamos de nos apresentar. Somos formados em teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras pela FTU – Faculdade de Teologia Umbandista, uma instituição de ensino superior credenciada e autorizada pelo MEC (Ministério da Educação) por meio da portaria 3864 de 18 de dezembro de 2003. Esta formação é única na história da Teologia brasileira e também no cenário mundial.

1.2 Aproveitamos este manifesto para agradecer publicamente ao Governo Federal e ao Ministério de Educação pela sensibilidade e apoio no processo de isonomia da teologia no campo acadêmico brasileiro.

1.3 Nossa formação se deu ao longo de quatro anos, com aulas de segunda à sextas-feiras no período noturno. Durante este período cursamos as disciplinas das mais variadas tendo como foco a compreensão teológica do pensamento humano em sua rica diversidade.

1.4 Ainda sobre a diversidade, esta necessidade decorre da realidade das Religiões Afro-brasileiras. Seu gradiente de cosmovisões recebe influências das matrizes formadoras do Brasil que são o ameríndio, indo-europeu e africano, bem como de todo o processo de miscigenação cultural-religiosa decorrente destas aproximações em solo brasileiro.

1.5 Na diversidade destas mesmas religiões é possível verificar como ela se estabelece com naturalidade. Esta naturalidade nos estimula a olhar o Outro, como um outro real e que precisa ser respeitado em todas as suas características. Logo, quando dialogamos com teologias que possuem ênfase em outras confessionalidades ou outros setores da sociedade nos colocamos em uma posição distanciada de objetivos homogeneizantes ou pretensões de qualquer tipo de hegemonia, que geram inevitavelmente conflitos, pelo contrário, entendemos a diversidade como necessária e de caráter complementar.

1.6 Pelas profundas contribuições de várias culturas ancestrais, aprendemos uma visão não apenas ocidental de mundo,mas multirreferencial, policêntrica que expressa o pensar das Religiões Afro-brasileiras.

1.7 Este pensar teológico baseado em tradições avoengas nos permitem uma abordagem paradigmática da cultura e religiosidade brasileira. Compreender e levar à sociedade esta abordagem é fundamental para exercer a função social e científica na qual fomos formados.

1.8 Além da pesquisa acadêmica, somos capacitados para trabalhar em equipes multifuncionais. Lidamos com o diferente sem criar relação de desigualdade, entendemos que o Outro possui uma visão específica sobre um assunto que pode ser diferente da nossa. Contudo, o objeto é o mesmo e, se trabalhado adequadamente, as aparentes diferenças podem ser o início de um processo de aprendizado intersubjetivo.

2. Interação com a Sociedade

2.1 Uma vez formados em teologia com ênfase nas religiões afro-brasileiras, como apresentado no primeiro item, assumimos a responsabilidade de levar estas ideias à sociedade civil como um todo, bem como seus órgãos representativos, por meio do diálogo.

2.2 Concomitantemente a esta iniciativa, apresentamos o início de pesquisas acadêmicas sistematizadas em Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras, considerando este novo paradigma e a realidade na qual elas estão inseridas. Com estas pesquisas em diálogo constante com a sociedade poderemos oferecer melhores condições para que a sociedade brasileira conheça melhor as Religiões Afro-brasileiras e, ao mesmo tempo, receber dela contribuições para que estas pesquisas produzam uma unidade de conhecimento aberta, por tanto, dinâmica.

2.3 Em um primeiro momento dialogaremos por meio de um Instituto de Estudos e Pesquisas em Teologia a ser criado pela FTU onde teólogos das mais diferentes confissões do nosso país poderão apresentar e pesquisar temas de interesse coletivo, em conjunto conosco. Em um segundo momento, ampliaremos este plano de trabalho para demais áreas do saber acadêmico que se interessem por esta proposta e, finalmente, no terceiro momento com todas as áreas da gnose humana - Religião, Filosofia, Ciência e Arte.

2.4 Como o diálogo está no cerne desta relação que ora pretendemos estabelecer, naturalmente, os seus frutos podem e deverão ser pacíficos. A cultura de paz e a convivência pacífica se tornam possíveis na justa medida em que apresentamos uma nova cosmovisão, porém sem querer se sobrepor ou ser sobrepujada pelas existentes. Queremos e podemos dialogar entendendo a visão do Outro e aprendendo mutuamente de tal forma que gradativamente este "Eu" e "Ele" se torne "Nós", sem desigualdades ou exclusão.

3. Comunidades das Religiões Afro-brasileiras

3.1 Os adeptos das Religiões Afro-brasileiras historicamente sofreram, muitos ainda sofrem, um distanciamento das esferas de ação do poder público, do acesso à educação e saúde. Esta é uma realidade que tem melhorada sensivelmente nos últimos anos, porém ainda persiste.

3.2 O advento da FTU marca um avanço significativo na história das Religiões Afro-brasileiras para colaborar com o poder público na transformação desta realidade. Afinal foi por ela que nós somos hoje os primeiros teólogos com ênfase nestas religiões no mundo, condição esta que coloca os adeptos das Religiões Afro-brasileiras em situação de isonomia com as demais confissões religiosas.

3.3 A FTU nos mostrou como podemos utilizar a Teologia e a Educação para fomentar a Inclusão Total, respeitando-se as diversidades de culto e – concomitantemente – valorizando as suas semelhanças de essência. Em nossa pesquisa e discussão pública desenvolveremos estas perspectivas de estudo sistematizado.

3.4 No que diz respeito à pesquisa acadêmica, somos sabedores da existência de várias áreas que se interessam pelas Religiões Afro-brasileiras. Citamos a História, Antropologia, Sociologia, Etnobotânica, Ciências da Religião, Psicologia, entre outras. No exato momento em que apresentamos um estudo sistematizado teológico abrimos possibilidade ao religioso e ao cidadão em acessar um conteúdo de nível que contempla uma episteme"desde dentro", ou seja, que não o observa apenas como objeto, mas como sujeito construtor desta realidade.

Com esta formação teológica, temos perspectivas de ação em conjunto com a sociedade civil e com a comunidade das Religiões Afro-brasileiras, almejando o início de um profícuo projeto de Cultura de Paz. Podemos dialogar em favor da humanidade sem exclusões, construindo pontes que neutralizam as desigualdades, respeitam as diferenças e valorizam as suas semelhanças.

Maria Elise Rivas

Teóloga com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras

Representante da Comissão dos primeiros Teólogos com Ênfase nas Religiões Afro-brasileiras que assinam este manifesto

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Fwd: [apometria_umbanda] A Fisica Quântica e as Ondas Neutronicas

Aranauan, Saravá, Axé!

Gostaríamos de encaminhar as palavras de meu irmão de santé, mestre Aramaty, que falam por si só. Esperamos que quaisquer dúvidas sobre conceitos da física e, mais especificamente, física quântica estejam sanadas depois deste texto.

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Silvio Garcez <aramatyoicd@uol.com.br>
Data: 15 de fevereiro de 2011 12:42
Assunto: [apometria_umbanda] A Fisica Qauntica e as Ondas Neutronicas
Para: "apometria_umbanda@yahoogrupos.com.br" <apometria_umbanda@yahoogrupos.com.br>


 

Sarava , Aranauan a todos !

A maioria das pessoas que defendem suas ideias, sempre procuram discuti-las a luz da razão, do bom senso e da logica. E quando falamos de conceitos cientificos temos que percorrer o caminho da Tese, Antitese e Sintese. Não existe outra maneira de se buscar sedimentar um conceito cientifico, de acordo com os metodos de validação de novas teorias.
Fiz esta introdução para que não paire nehuma duvida sobre o que vou falar. As famigeradas Ondas Neutronicas e suas aplicações foram criações, ou melhor invenções de uma mente distorcida e totalmente desprovida dos conceitos que acima coloquei. Ela , a onda..., é descabida e sem o menor sentido seja olhando pelo senso comum seja olhando pelas lentes da ciencia.
O mais absurdo é querer dizer que ondas neutronicas tem ligação , mesmo que infinitamente distante , com a Fisica Quantica !!!!!! Absurdo dos absurdos !!!! Por favor não cometam mais esta barbaridade em nome d a Umbanda, por favor não prestem este deserviço querendo encontrar fundamento no absurdo. Estão tentando explicar a estupidez através de algo que não conhecem.
Até sei qual foi o raciocinio destes apedeutas, senão vejamos : "Se a Fisica Quantica cuida do estudo das particulas e o neutron é uma particula então..." Sabem o nome deste tipo de raciocinio : Sofisma !!!!
Sim por que se Pedro é Loiro então todos os loiros são Pedros !!!!! Por favor, sejam mais inteligentes e não substimem a inteligencia dos Umbandistas serios e que respeitam a ciencia como uma das formas de se chegar ao Sagrado!
Deixo abaixo uma definição bem interessante e de facil assimilação do que é e do que trata a Fisica Quantica :

"Vou tentar ser o menos técnico possível. Bem, a física quântica surgiu no fim do século XIX/início do século XX para tentar explicar a cor da luz emitida por determinados materiais a determinadas temperaturas (calma, eu sei q ue isso ainda não explica nada). Para que se pudesse encontrar teoricamente o que era observado na prática, Max Planck supôs que a energia embutida nessa luz deveria ter valores bem determinados (não podia ter qualquer valor), ou seja, essa energia era "quantizada" (isso ficou provado por Einstein no seu trabalho sobre o efeito fotoelétrico). A partir daí os cientistas utilizaram estes conceitos para determinar propriedades dos movimentos em escala atômica (a chamada mecânica quântica). Como essas propriedades não podem ser determinadas absolutamente (pois nessa escala a medição interfere no movimento), estas foram definidas em termos de probabilidades. Um livro bom pra você (eu imagino) é um chamado "Alice no país do quantum" (devem existir melhores, mas eu só lembro desse). Aonde você também pode encontrar algo de forma simples é na Revista Brasileira de Ensino de Física." Definição de um aluno do Ensino Medio !!!!!!

Silvio Garcez - Aramaty
Discipulo de Pai Rivas - Mestre Arhapiagha

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Umbanda: Uma forma inteligente e espiritualizada de se bem viver
por Pai Rivas
.

__,_._,___