terça-feira, 29 de março de 2011

A aproximação dos saberes pela Teologia

Aranauan, Saravá, Axé!

 

O vídeo Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74 discutiu vários aspectos relevantes da Teologia e como a Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras contribui para este novo pensar. Gostaríamos com estes comentários exegéticos estimular nas listas discussões proveitosas para todos nós. Neste sentido, entendemos ser muito importante assistir o vídeo na íntegra. Vamos ao trecho de hoje!

 

Pai Rivas afirma entre 17min 17seg e18min 01seg que a Teologia promove este diálogo que espera ser prolífico, profícuo, mas isto é um trabalho de todos nós. Não só da FTU. É por isto que, na FTU, – continua Pai Rivas – procuramos falar de todas as crenças, mas não deixamos de ensinar o saber crítico. Não só o conhecimento religioso, artístico, filosófico e científico, mas aproximá-los. Em uma transversalidade e, se possível, uma transdisciplinariedade.

 

Isto é algo que nos enche de alegria. Como as Religiões Afro-brasileiras sofreram e ainda sofrem processos de intolerância em vários níveis e como retorna para a sociedade por meio de uma instituição de ensino superior ensejando uma visão de diálogo e paz. Possamos nós envolvidos ou não na Academia, mas certamente tendo no terreiro o ponto comum contribuir para construção de uma cultura de paz.

 

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário