quarta-feira, 2 de março de 2011

Importante compreender a diferença entre Erro e Opinião

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Temos nos manifestado com frequência para esclarecer questões que não precisam e nem podem permanecer sem respostas. Somos das religiões afro-brasileiras e os avanços que conquistamos nos últimos anos, principalmente nesta primeira década do terceiro milênio, não podem ficar em segundo plano.

 

Para caminharmos unidos e combatermos aqueles inimigos comuns que evocamos em um texto recente: doença, ignorância, dor, angústia, ódio, apego, enfim expressões da desigualdade que permeia a nossa sociedade; precisamos de forma honesta e transparente vencer alguns pontos dentro da nossa religião que insistem querer atrapalhar o nosso avanço coletivo.

 

Para auxiliar na construção deste processo, Pai Rivas publicou o vídeo: "Na Umbanda, responsabilidade é preciso..." disponível no Seu canal do youtube gratuitamente. Basta acessar: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/2/RIrhKekICbY

 

Insistimos com educação e lógica a importância de assisti-lo na íntegra. O vídeo é esclarecedor e não tergiversa em nenhum ponto. Trata de todos os assuntos recentes, dos mais gerais aos específicos, dos mais polêmicos aos menos.

 

Para estimular o diálogo ao vídeo que recebeu ótima audiência, um vídeo de fôlego com quase cinquenta minutos, estamos trabalhando alguns trechos por afinidade temática. Porém, longe de quebrar a lógica "gestaltiana" que o mesmo exige.

 

Um ponto importante que trabalhamos no esclarecimento dos últimos textos e vamos reiterar aqui é a impossibilidade de colocar em vala comum um erro e uma opinião. O primeiro fere o senso crítico, está desarmônico com o conhecimento humano. Já o segundo, ou seja, a opinião é uma expressão da diversidade de pensamentos que não fere os saberes e fazeres. É comum observamos nas listas esta ação sofista e erística de igualar uma coisa com a outra. Não se preocupam em retificar o erro que cometeram, mas tentar colocar a opinião do outro como erro. Os fatos falam por si só...

 

Neste contexto, entre 27min 30seg e 28minutos Pai Rivas lembra o professor Vagner Gonçalves da Silva quando cita em sua obra que Zé Pilintra é um rufião e que os próprios médiuns dele disseram isto ao professor na pesquisa de campo. Uns acham que é Exu, outros Baianos, outros Malandros. Enfim, cada um tem a sua opinião. Não podemos colocar isto como erros crassos.

 

Entre 28min 07seg e 29min 12seg, Pai Rivas esclarece que não é físico, mas sim médico e como tal estudou biofísica. Na academia chegou a ser monitor desta disciplina. Pois bem, o nêutron está dentro do núcleo do átomo que é indevassável. Ele só se torna devassável por meio de uma fissura, algo que gera uma bomba atômica por exemplo. Impossível existir onda neutrônica devido ao peso do nêutron. O calor é gerado pela movimentação das moléculas.

 

Pai Rivas explicou isto, pois encontramos em obras tidas como umbandistas ou ditadas por entidades umbandistas estes erros. A existência de ondas neutrônicas e sua ilusória relação com a geração de calor(?!?). Pasmem meus irmãos, mas isto é encontrado em livros que carregam o nome da Umbanda. Diante destes erros, não podemos colocar que seja a mesma coisa que opinião. Aliás, o veredito do juiz que citamos ontem é cristalino.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário