quinta-feira, 17 de março de 2011

Do que trata a Religião e a Teologia?

Aranauan, Saravá, Axé!


A intenção do nosso diálogo é avançarmos mais um pouco na compreensão das finalidades da Teologia na sociedade tomando como base o vídeo de mesmo nome publicado por Pai Rivas em seu canal do youtube. O mesmo pode ser assistido neste link: http://www.youtube.com/user/pairivas#p/u/0/gwjAXv7hj74

 

Apesar de tematizar o vídeo, trabalhando trechos que julgamos importantes, sugerimos sempre assistir a explanação na íntegra o que facilitará e muito compreender os temas abordados. Dito isto, vamos lá!

 

Entre 01min 30seg e 03min 50seg Pai Rivas apresenta um conceito-chave. O senso crítico dá religião é a Teologia. Existem várias teologias: sistemática, libertação, prosperidade, entre outras. Elas buscam entender os fenômenos que ocorrem; por exemplo, as Escrituras.  Principalmente estas três, pois são teologias do livro. Ligadas à religião do livro. A tradição delas está calcada na Escrita, logo são da Tradição Escrita. Lógico que estamos nos referindo as religiões Abraâmicas. Seguindo o raciocínio, Pai Rivas as coloca em ordem cronológica: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo. No Judaísmo temos a Torá, no cristianismo a Bíblia, principalmente o Novo Testamento. Já o Islamismo utiliza o Corão. Estas teologias se preocupam com as respectivas Escrituras que se baseiam e analisam criticamente em aspectos morais, estruturais, além de buscar uma relação entre o conforto que podem propiciar para as pessoas nos vários momentos da vida.

 

Bem meus irmãos, após descrever um ponto importante do vídeo com as nossas palavras, podemos perceber a preocupação de estabelecer que Religião e Teologia não são a mesma coisa. A Religião possui toda uma preocupação com a crença religiosa, com a emoção, com os valores religiosos e assim por diante. Já a Teologia "olha" a Religião de uma forma crítica, portanto, é o sendo crítico Dela.

A Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) é a primeira e única instituição de ensino superior (IES) que forma teólogos com ênfase nas religiões afro-brasileiras. Porém, Pai Rivas faz questão de discutir em Teologia de forma mais ampla. Tanto é verdade que evoca a Tradição Escrita e como as teologias abraâmicas utilizam o senso crítico sobre as Escrituras das respectivas confissões das religiões do livro.

 

Se é assim na Tradição Escrita, como se desenvolve a Tradição Oral?

 

Vamos ver isto no próximo texto .Desde já fica o convite para dialogarmos sobre o exposto.

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário