domingo, 27 de março de 2011

O respeito Academia - Terreiro e Terreiro - Academia

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Estamos caminhando para os minutos finais da exegese do vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74. Para mim e para todos que comentaram e acessaram o vídeo tenho certeza que fez diferença, pois mostrou de forma bem clara o que é a Teologia, Religião e Ciência. Como se dá o conhecimento religioso e a crença religiosa e o respeito que nós devemos nutrir por ambos saberes. Vamos ao trecho?

 

Entre 16min 01seg e 17min 16seg Pai Rivas coloca que aqueles que não entendiam o porquê do terreiro e o porquê da Teologia... O terreiro está interessado na Iniciação, no Sacerdócio e atender o seu rebanho, ou seja, dar assistência as pessoas que vão procurá-lo. A importância da FTU é aproximar a religião da ciência, acabar com este conflito. Fazer a interface, porque ela tem um braço na academia e um braço na religião. Em vez de deixar os dois braços separados, ela une os braços. A teologia é um elo de interface, ela é a própria interface.

 

Vejam meus irmãos como aqui não existe disputa, concorrência. Não está interessado colocar o Terreiro ou Academia em uma posição mais ou menos privilegiada entre si. Pelo contrário, busca-se uma aproximação verdadeira que o cientista compreenda o religioso sem abrir mão dos seus pressupostos e que o religioso compreenda o cientista sem abandonar os seus valores.


E deixa a Gira girar!

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário