sexta-feira, 25 de março de 2011

O papel da Teologia fica cada vez mais claro...

Aranauan, Saravá, Axé!

 

É interessante como os assuntos que temos observado nas listas estão, de maneira geral, em alto nível e, por este justo motivo, se aproximando de uma abordagem pacífica verdadeiramente. Gostaríamos de dar continuidade a este clima e, para tanto, remetemos uma vez mais o vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74. Trata-se de um vídeo importante para compreender a Teologia e que merece ser assistido na íntegra. Mas vamos aos momentos que destacamos no dia de hoje?

 

Entre 10min 24seg e 11min 25seg, Pai Rivas afirma que no conhecimento religioso, uma das facetas da teologia, você encontra o senso crítico. Estudar os fenômenos ontológicos, cosmológicos, epistemologia, ciências naturais, teologias comparadas, religiões comparadas, hermenêutica, lógica e também ética faz parte deste senso crítico na FTU – Faculdade de Teologia Umbandista.

 

Pai Rivas continua entre 11min30seg e 13min 50seg afirmando que nós temos uma grande lacuna na sociedade que a FTU procura aparar. Qual seria esta lacuna? A Teologia possui o conhecimento religioso (senso crítico) e por outro lado possui também as crenças religiosas (confessionais). Pai Rivas coloca também ao lado da Teologia, Religião e Ciência. Existem vários conflitos sérios entre Ciência e Religião.  Que muitas vezes levou a sociedade para a guerra fratricida. A Teologia com ênfase em Religiões Afro-brasileiras, como possui o conhecimento religioso e não está afastado das crenças religiosas, procura ir à Religião e traduzir esta linguagem religiosa para a Ciência. E faz a mesma coisa com a Ciência, tentando traduzir sua linguagem para a Religião.

 

Este mecanismo duplo e complementar: "decodificação e tradução" é essencial para respeitar as diferenças existentes entre Ciência e Religião, porém, ao mesmo tempo, aproximá-Las de fato. Acredito que agora os irmãos tenham compreendido de forma mais ampla o porquê da Teologia possuir um braço na Religião e outro na Ciência. Só assim ela pode interfacear ambas de forma harmonizada, logo pacifista.

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário