sábado, 5 de março de 2011

Exercitando a lógica e bom senso em prol da Umbanda

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Dando sequência a nossa proposta de discutir assuntos que interessam a comunidade umbandista ou afro-brasileira, continuaremos a tematização do vídeo "Na Umbanda, responsabilidade é preciso...". Para assistir na íntegra, acesse: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/RIrhKekICbY

 

Pai Rivas entre 33min 04seg e 34min 20seg convida todos os irmãos das Religiões Afro-brasileiras para se posicionarem sobre os assuntos discutidos no vídeo e outros de igual relevância. Não para se colocar a favor deste ou daquele, mas se posicionar, colocar a sua opinião sobre as Religiões Afro-brasileiras. Não ficar apenas "assistindo". Pai Rivas estimula para que não sejamos coadjuvantes. Sejamos ator participante da religião. A Umbanda é muito maior que isto. Nós vamos acertar estes problemas e vamos nos congraçar, afirmando que isto nunca deveria ter acontecido.

 

Diante destas palavras serenas e pacificadoras, gostaria de me posicionar sobre recentes discussões.

 

Primeiro vieram me perguntar se, de fato, Cristo fundou o Cristianismo. É claro que não. Quem fundou a igreja católica foi Pedro e bem depois da morte de Jesus. Da mesma forma as igrejas protestantes vão surgir muitos anos depois e não é possível dizer que Cristo tenha fundado quaisquer das denominações cristãs. O próprio Cristo afirmou que não veio destruir a Lei ou os profetas. Por que iria fundar uma nova igreja? Agora se as pessoas se comparam com o Cristo... Bem, aí é outra história. Cada um que se compare com quem quiser.

 

Concordo com o comentário que fizeram nas listas. Se fica difícil dar credibilidade a uma pessoa que se coloca como líder e fala algo tão equivocado sobre o Cristianismo, pior ainda é afirmar que um "guia" trouxe tal informação. Lembramos que estas inconsistências não são de hoje.


Não faz muito tempo foram apresentadas nas listas colocações incoerentes. Na ocasião, o "guia" usando o nome de um "preto-velho" afirmou que nem ele, nem os demais "guias" eram formados em Teologia. Também não é de se estranhar, tendo em vista que estes "guias" mal conhecem a história milenar do Cristianismo, imaginem a das Religiões Afro-brasileiras que possuem raízes mais antigas?

 

Pior mesmo é que no mesmo texto que encontramos esta afirmação do "preto-velho", a mesma entidade afirma ao seu médium que monte um curso de teologia e que faça pesquisa de mercado para verificar se ele será mesmo inédito!?!?!

Apenas fazendo uso do bom senso e da lógica: se os guias não são formados em teologia, por que orientaram a criação de um curso justamente de teologia com agravante de nem ser acadêmico? É para buscar a formação teológica ou não?

Olha eu me escuso desde já, pois sinceramente não quero acirrar nada. Mas não abro mão de fazer uso da lógica e bom senso. Estou falando por mim e assumindo minha posição sobre o que ocorreu e ocorre. Pai Rivas não processou estas pessoas, pois tem argumentos suficientes para colocar. Quando as pessoas não possuem argumentos, tentam processar judicialmente. E quando entraram na justiça contra o meu Pai, perderam. Não foi uma, não foram duas vezes, mas três vezes. Simples assim.

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário