segunda-feira, 21 de março de 2011

O conhecimento religioso da Teologia

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Refletindo sobre o momento que vivenciamos nas listas, sinceramente fico muito feliz. Hoje temos condições de discutir a Teologia em bases reais e profundas. Temos condições de apresentar para a sociedade uma instituição de ensino superior das religiões afro-brasileiras com uma missão árdua e nobre: aproximar a ciência e religião.

 

O vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74 auxilia diretamente nesta discussão. Depois de assistir o vídeo na íntegra, sugiro nos acompanhar na discussão de alguns trechos chaves. Vamos lá?

 

Entre 06min 22seg e 08min 09seg, Pai Rivas afirma que a Teologia tem uma função importantíssima. Imaginem, segue Ele, que o corpo humano é a Teologia. No braço da direita ficariam as Crenças religiosas. No braço esquerdo fica o conhecimento religioso. Esta analogia é importante para entender o porquê da tradição e o porquê da Teologia. Então a Teologia, e principalmente a com ênfase em religiões afro-brasileiras sustentada pela FTU, está na academia e seu conhecimento religioso é mais fácil de dialogar, interfacear com o conhecimento acadêmico, conhecimento científico. Porque o conhecimento religioso possui o senso crítico. O conhecimento religioso é um dos braços da teologia.

 

Diante destas palavras, não podemos olvidar que historicamente as religiões Afro-brasileiras foram alvos dos mais diferentes setores da sociedade. A academia não foi exceção. Muitos estudos possuem caráter tendencioso, para não dizer etnocêntrico ou mesmo eugênico. Sabemos que este panorama tem mudado recentemente e o advento de uma Teologia das Religiões Afro-brasileiras que dialoga, sendo a própria interface entre Religião e Ciência, respeitando as crenças religiosas e não cometendo erros científicos com a Academia, pelo contrário produzindo conteúdo aceito por Ela, auxilia decisivamente para a harmonia entre ambas.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário