terça-feira, 22 de março de 2011

As relações existentes entre Teologia e Religião

Aranauan, Saravá, Axé!

 

O vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74 discute muitos pontos importantes para esclarecer a função da Teologia na Sociedade. Ontem, apresentamos o trecho sobre a relação direta Teologia – Ciência. Vamos ver como isto ocorre na Religião, ou seja, Teologia – Religião?

 

Pai Rivas afirma entre 08min 10seg e 09min 29seg que a Teologia não está afastada da Religião. Entendendo este processo de reunir, de ligar novamente. As religiões estão calcadas nas paixões. Nós vivemos num mundo laico, onde pulula a diversidade religiosa. As várias religiões têm se digladiado entre si, lembra Pai Rivas. O mesmo não pode ocorrer entre as Teologias. Por quê? Porque a Teologia tem que ser imparcial, isenta. E como a FTU atua para fazer isto? Pai Rivas coloca que a Teologia, possuidora de um conhecimento religioso e ao mesmo tempo que não vai contra as crenças religiosas, consegue fazer um trânsito.

 

Aqui encontramos questões pertinentes ao diálogo. A Teologia não pode se fechar em si, tornando-se dogmática. Ela precisa compreender a Religião e aplicar o senso crítico a esta última. Da mesma maneira a Teologia compreende a importantíssima função da Religião para conectar o Homem Consigo, com o Outro, com a Natureza, com o Sagrado. Aliás, nas palavras do Pai Rivas, não só a Religião. Encontramos iguais possibilidades na Arte, Filosofia e na própria Ciência.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário