sexta-feira, 11 de março de 2011

Erro é uma coisa e opinião é outra completamente diferente

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Estamos evocando alguns fatos recentes e polêmicos, mas e o nosso ideal de paz? Como fica?

 

Desde já respondo que estamos em todos os momentos buscando a paz, mesmo quando abordamos os temas polêmicos. Aliás, só fazemos isto, pois acreditamos que temos que alcançar a paz verdadeira e não só aparente. De que adianta manter uma aparência de pacificador, de "bonzinho" e não resolver nada? E manter a miséria no mundo?

 

Aqui evoco as palavras do meu Pai: Não vi na terra para fazer vestibular para santo, mas sim para ser coerente com o que penso e faço. Acredito que este raciocínio é fundamental para marcar a nossa forma de atuação nas listas. Somos da paz e pela paz. Precisamos em nome dela ser coerente com os valores que aprendemos no terreiro, com os Guias e nosso Pai de Santo.

 

Sendo assim, vamos dar continuidade à tematização do vídeo "Na Umbanda, responsabilidade é preciso..." que pode ser acessado neste link: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/4/RIrhKekICbY e merece ser assistido na íntegra. Mas vamos aos temas?

 

Entre 40min 30seg e 42min 12seg, Pai Rivas afirma sobre quantas coisas boas nós poderíamos fazer, mas não podemos fazer mais se permanecer com estes entraves. Temos que sanear esta parte. Simples, existem erros em determinadas obras. Retira isto de lado e refaz. O que não podemos dizer é que erro e opinião são a mesma coisa. Doxa é opinião. Sophos é Sabedoria. Ir contra sabedoria é erro. Se alguém acha que só tem Caboclo, Criança e Preto-velho não é erro. É opinião. Eu faço corte, mas ele não faz corte. Quem está certo? Os dois, é óbvio. Mas isto é opinião. Isto é um direito que todos nós temos. Continua Pai Rivas, precisamos ter esta paz, esta tranquilidade para falar. Afinal este assunto polêmico é algo que cansa. Uma coisa que toda hora as pessoas ficam colocando para se justificar. Diga que errou e pronto. A opinião que Pai Rivas deu foi esta, mas é opinião. A opinião que foi ofertada é opinião da Umbanda Esotérica.

 

Mais a frente Pai Rivas afirma até 43min 58seg que poderiam perguntar a ele: você é contra as mulheres? Pai Rivas responde que não tenho mais mulher porque não posso. Continua Ele. Adoro minha mãe que não tenho mais, as irmãs que tenho, as filhas que tenho, as filhas de santo. Todas as mulheres. Mas não fui eu quem inventou isto (aqui Pai Rivas está comentando a interdição no culto por parte de mulheres na fase). Isto é uma opinião da Umbanda Esotérica. Como legítimo sucessor da Umbanda esotérica Pai Rivas precisa falar isto. Se falar como sacerdote da encantaria, meu Pai também vai dizer isto. Mulher de corpo aberto não participa de rito. Mas a mulher não pode ser sacerdotisa? Discordo, acredito que a mulher pode ser sacerdotisa. Não sei se o velho Matta quis dizer isto que as pessoas falam. Conheci muitas sacerdotisas em Itacurussá, diz Pai Rivas. Acho que homem e mulher são complementares. Tenho grandes amigas mães de santo não só em São Paulo, no Rio e em outros Estados e podem confirmar isto.

 

Bem meus irmãos. Estes dois trechos falam por si só. Gostaria de continuar ouvindo a opinião dos irmãos e nos preocuparmos com assuntos que realmente permitem concretizar a paz dentro das religiões afro-brasileiras.

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário