quarta-feira, 9 de março de 2011

Falar a verdade atrai felicidade

Aranauan, Saravá, Axé,

 

Pai Rivas afirma que falar a verdade não cansa, pelo contrário concretiza a felicidade. Já quem falta com ela possui problemas, pois precisa ficar se planejando para sustentar uma mentira que não crie contradições, porém invariavelmente isto acaba ocorrendo.

 

Se nós pararmos para pensar sobre estas simples, porém profundas, palavras verificaremos como são válidas e corretas. Digo isto por mim mesmo, realmente me sinto muito feliz ao divulgar ideias nas Religiões Afro-brasileiras que estimulam a união, fomentam a paz, sem querer enganar ou ludibriar ninguém.

 

É claro que como buscamos uma verdadeira paz, sempre alguns pontos polêmicos precisam ser tocadas e resolvidos. Isto é inevitável. Porém, estamos cônscios que nossos objetivos em discutir estes temas na internet são sérios e apontam para uma união cada vez mais próxima de se tornar realidade.

 

Sendo assim, as palavras da tematização do vídeo "Na Umbanda, responsabilidade é preciso..." chegam novamente em boa hora. Para acessar na íntegra o vídeo, aliás, é o que recomendamos, basta entrar neste endereço: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/4/RIrhKekICbY

 

O trecho que nos interessa hoje está entre 38min 30seg e 39min 15seg. Pai Rivas lembra que, no passado, precisou dizer para alguns amigos que era palmeirense, sem sê-lo. Não por faltar com a verdade, mas porque aquelas pessoas eram tão caras para o Pai Rivas e davam um peso muito importante para o futebol. Logo, se sentiriam tristes com a preferência Dele. Mas para o nosso pai, futebol é a coisa mais importante das menos importantes. Mesmo assim, Pai Rivas disse que era corintiano. Porque ele não fala mentira nem de brincadeira.

 

Diante destes temas polêmicos, precisamos agir com esta postura ética e íntegra. Não dá para acobertar mentiras ou inverdades só porque pode ficar "feio" perante a comunidade. Faz-se necessário colocar os fatos como ocorreram e assumir as responsabilidades sem tergiversar ou utilizar do estratagema de atacar para não ser atacado.

 

Graças a Zamby e à formação iniciática que recebo, estou com a consciência tranquila sobre estes fatos. Colocamos-nos de forma crítica, sem levar as questões para o âmbito pessoal e analisando sempre com lógica e bom senso. Acredito que todos nós possamos observar os fatos sem exacerbar os ânimos, enfim agirmos com coerência. Vamos lá?

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário